Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia faz outro ultimato a Mariupol na “Batalha de Donbas”; Ocidente promete mais ajuda à Ucrânia

Placeholder - loading - Morador passa por edifícios destruídos em Mariupol, no sul da Ucrânia 19/04/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko
Morador passa por edifícios destruídos em Mariupol, no sul da Ucrânia 19/04/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko

Publicada em  

Atualizada em  

Por Pavel Polityuk e James Mackenzie

KIEV/KHARKIV (Reuters) - A Rússia intensificou seu ataque ao leste da Ucrânia nesta terça-feira, ao tomar uma cidade que fica na linha de frente e buscar uma vitória decisiva em Mariupol, levando governos do Ocidente a prometer aos ucranianos mais armas e novas sanções contra Moscou.

Milhares de soldados russos, apoiados por artilharia e foguetes, avançavam no que as autoridades ucranianas chamaram de 'Batalha de Donbas'.

A invasão de quase oito semanas da Rússia à Ucrânia está levando mais tempo do que muitos imaginavam e ainda não conseguiu capturar nenhuma das maiores cidades, forçando Moscou a se concentrar nas regiões separatistas do leste ou ao redor delas.

O maior ataque contra um Estado europeu desde 1945, no entanto, levou mais de 5 milhões de pessoas a fugirem para o exterior e reduziu cidades a destroços, enquanto a incursão se arrasta.

A Rússia estava atingindo a siderúrgica de Azovstal, o principal bastião de resistência restante em Mariupol, com bombas que destroem bunkers, disse um assessor presidencial da Ucrânia nesta terça-feira. A Reuters não conseguiu verificar os detalhes.

“O mundo assiste ao assassinato de crianças na internet e permanece em silêncio”, escreveu o assessor Mykhailo Podolyak no Twitter.

Após um ultimato por rendição ter expirado, e com a meia-noite se aproximando, o Ministério da Defesa da Rússia disse que nenhum soldado ucraniano havia abaixado as armas e renovou a proposta. Comandantes ucranianos em Azovstal prometeram não se render.

“As Forças Armadas da Rússia, com base puramente em princípios humanitários, mais uma vez propuseram que os soldados de batalhões nacionalistas e mercenários estrangeiros interrompam suas operações militares a partir das 14h, horário de Moscou, em 20 de abril, e abaixem suas armas”, disse o Ministério da Defesa da Rússia.

Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha prometeram mais apoio à Ucrânia.

“É injusto que a Ucrânia ainda tenha que pedir por (armas) que estão guardadas há anos em armazéns de nossos parceiros”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, em um discurso por vídeo.

A Ucrânia afirmou que o novo ataque resultou na tomada de Kreminna, um centro administrativo com 18.000 pessoas em Luhansk, uma das duas províncias de Donbas.

Forçada a recuar por forças ucranianas em março de um ataque a Kiev pelo norte, a Rússia colocou suas tropas no leste para o ataque a Donbas. Também fez ataques de longa distância em outros alvos, incluindo a capital.

(Reportagem de jornalistas da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia faz outro ultimato a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.