Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia lança módulo lunar em corrida para encontrar água na Lua

Placeholder - loading - Rússia lança módulo Luna-25   11/8/2023   Roscosmos/Vostochny Space Centre/Divulgação via REUTERS
Rússia lança módulo Luna-25 11/8/2023 Roscosmos/Vostochny Space Centre/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Guy Faulconbridge e Joey Roulette

MOSCOU (Reuters) - A Rússia lançou sua primeira espaçonave para pouso lunar após 47 anos nesta sexta-feira em uma tentativa de ser a primeira nação a fazer um pouso suave no polo sul lunar, uma região que se acredita conter cobiçados bolsões de gelo.

A missão lunar russa, a primeira desde 1976, está competindo contra a Índia, que lançou seu módulo lunar Chandrayaan-3 no mês passado, e mais amplamente com os Estados Unidos e a China, ambos com programas avançados de exploração lunar visando o polo sul lunar.

Um foguete Soyuz 2.1 transportando a sonda Luna-25 decolou do cosmódromo de Vostochny, 5.550 quilômetros a leste de Moscou, às 2h11 locais da sexta-feira.

A sonda deve pousar no satélite natural em 21 de agosto, disse o chefe espacial da Rússia, Yuri Borisov, à televisão estatal, embora a agência espacial tenha anteriormente marcado 23 de agosto como a data de pouso.

'Agora vamos esperar pelo dia 21. Espero que ocorra um pouso suave altamente preciso na Lua', disse Borisov aos trabalhadores no cosmódromo de Vostochny após o lançamento. 'Esperamos ser os primeiros.'

O Luna-25, aproximadamente do tamanho de um carro pequeno, pretende operar por um ano no polo sul da Lua, onde cientistas da Nasa e outras agências espaciais detectaram nos últimos anos vestígios de gelo nas crateras sombreadas da região.

ÁGUA LUNAR?

Durante séculos, os astrônomos se perguntaram se existe água na Lua, que é 100 vezes mais seca que o Saara. Mapas da Nasa em 2018 mostraram gelo em partes sombreadas da Lua e, em 2020, a agência espacial norte-americana confirmou que também existia água em áreas iluminadas pelo Sol.

Grandes potências como Estados Unidos, China, Índia, Japão e União Europeia têm avaliado o satélite natural da Terra nos últimos anos. Um pouso lunar japonês falhou no ano passado e uma missão israelense falhou em 2019.

Borisov disse que pelo menos três outras missões lunares foram planejadas nos próximos sete anos, e que depois disso a Rússia e a China trabalharão em uma possível missão lunar tripulada.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia lanca modulo lunar em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.