Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia propõe nacionalizar fábricas estrangeiras que fecharam operações

Placeholder - loading - Andrei Turchak, secretário do conselho geral do partido governista, participa de coletiva de imprensa em Donetsk, Ucrânia 23/02/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko
Andrei Turchak, secretário do conselho geral do partido governista, participa de coletiva de imprensa em Donetsk, Ucrânia 23/02/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko

Publicada em  

Atualizada em  

COPENHAGUE (Reuters) - Um membro sênior do partido governista da Rússia propôs a nacionalização de fábricas de propriedade estrangeira que encerraram as operações no país devido ao que o Kremlin chama de operação militar especial na Ucrânia.

Várias empresas estrangeiras, incluindo Toyota, Nike e varejista de artigos para o lar IKEA, anunciaram o fechamento temporário de lojas e fábricas na Rússia para pressionar o Kremlin a encerrar sua invasão da vizinha Ucrânia.

Em um comunicado publicado na noite de segunda-feira no site do Rússia Unida, o secretário do conselho geral do partido governista, Andrei Turchak, disse que o fechamento das operações é uma 'guerra' contra os cidadãos da Rússia.

O comunicado mencionou as empresas de alimentos privadas finlandesas Fazer, Valio e Paulig como as mais recentes a anunciarem fechamentos na Rússia.

'Rússia Unida propõe a nacionalização dos locais de produção das empresas que anunciam sua saída e o fechamento da produção na Rússia durante a operação especial na Ucrânia', disse Turchak.

'Esta é uma medida extrema, mas não toleraremos ser apunhalados pelas costas e protegeremos nosso povo. Esta é uma guerra real, não contra a Rússia como um todo, mas contra nossos cidadãos', afirmou.

'Tomaremos duras medidas de retaliação, agindo de acordo com as leis da guerra', completou Turchak.

O presidente-executivo da Paulig disse à Reuters em um e-mail que isso não mudaria seus planos de se retirar da Rússia. Fazer e Valio não quiseram comentar quando contatados pela Reuters.

(Por Jacob Gronholt-Pedersen; reportagem adicional de Essi Lehto)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia propoe nacionalizar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.