Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia retira restrições à carne bovina brasileira após 'vaca louca', diz governo

Placeholder - loading - Carne bovina 22/08/2022 REUTERS/Andrew Kelly
Carne bovina 22/08/2022 REUTERS/Andrew Kelly

Publicada em  

Atualizada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Rússia anunciou nesta sexta-feira o fim das restrições às importações de carne bovina brasileira em função de um caso isolado da doença 'mal da vaca louca' atípica ocorrida em Marabá (PA), informou o governo federal em comunicado.

A pasta destacou que o anúncio, que se soma à recente reabertura de outros mercados, como o das Filipinas em 28 de março, representa a plena normalização do comércio do produto com a Rússia.

O governo explicou que, diferentemente da forma clássica da enfermidade --chamada Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB)--, a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino, não representa risco à saúde pública e tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Em função do caso, a Rússia havia suspendido, em 1º de março, a importação de carne bovina proveniente de animais com mais de 30 meses de idade provenientes do Pará.

Em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram cerca de 165 milhões de dólares, o equivalente a 24 mil toneladas do produto, segundo dados do governo. As Filipinas são o sexto destino das exportações de carne bovina do Brasil, somando 275 milhões de dólares em 2022 (61 mil toneladas).

(Por Marta Nogueira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia retira restricoes a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.