Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia sinaliza intenção de revogar ratificação do tratado de proibição de testes nucleares

Placeholder - loading - Parlamentar Vyacheslav Volodin em Moscou  9/5/2022    REUTERS/Maxim Shemetov
Parlamentar Vyacheslav Volodin em Moscou 9/5/2022 REUTERS/Maxim Shemetov

Publicada em  

Por Guy Faulconbridge

MOSCOU (Reuters) - A Rússia indicou nesta sexta-feira que estava se movendo rapidamente para revogar sua ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT), depois que o presidente Vladimir Putin sinalizou a possibilidade de retomar os testes nucleares.

Putin disse na quinta-feira que a doutrina nuclear da Rússia - que estabelece as condições sob as quais ele pressionaria o botão nuclear - não precisava ser atualizada, mas que ele ainda não estava pronto para dizer se Moscou precisava ou não retomar os testes nucleares.

O chefe do Kremlin disse que a Rússia poderia considerar a possibilidade de revogar a ratificação do CTBT, já que os Estados Unidos o assinaram, mas não o ratificaram.

O principal parlamentar da Rússia, Vyacheslav Volodin, afirmou então que a câmara baixa do parlamento, Duma, consideraria rapidamente a necessidade de revogar a ratificação do tratado pela Rússia.

Os comentários de Putin e Volodin sugerem que a Rússia está pensando seriamente em revogar a ratificação do tratado, que proíbe explosões nucleares por todos, em qualquer lugar.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o objetivo seria chegar a um 'denominador comum' entre a Rússia e os Estados Unidos. 'Isso não constitui uma declaração de intenção de realizar testes nucleares', afirmou ele aos repórteres.

No entanto, Putin havia sinalizado essa possibilidade em seus comentários na quinta-feira. 'Como regra geral, dizem os especialistas, com uma nova arma - você precisa ter certeza de que a ogiva especial funcionará sem falhas', disse Putin.

A retomada dos testes nucleares por Rússia, Estados Unidos ou China poderia indicar o início de uma nova corrida armamentista nuclear entre as grandes potências que interromperam os testes nucleares nos anos que se seguiram ao colapso da União Soviética em 1991.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia sinaliza intencao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.