Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

SAIBA MAIS-O que vem à frente nas eleições francesas

Placeholder - loading - FILE PHOTO: A combination picture shows portraits of the two candidates running for the second round in the 2022 French presidential election, Marine Le Pen, French far-right National Rally (Rassemble
FILE PHOTO: A combination picture shows portraits of the two candidates running for the second round in the 2022 French presidential election, Marine Le Pen, French far-right National Rally (Rassemble

Publicada em  

Por Ingrid Melander

PARIS (Reuters) - A eleição francesa de domingo determinará quem governará o país pelos próximos cinco anos: o atual presidente centrista pró-Europa, Emmanuel Macron, ou sua rival de extrema-direita e anti-imigração, Marine Le Pen.

QUEM GANHARÁ?

As pesquisas de opinião apontam Macron como o provável vencedor, mas com uma margem muito menor do que em 2017, quando venceu Le Pen com 66,1% dos votos. Uma vitória de Le Pen não pode ser descartada, mesmo que seja o menos provável dos dois cenários.

O QUE SERÁ DECISIVO?

De quem os eleitores não gostam ou quem temem mais. Nenhum dos candidatos tem apoiadores obstinados o suficiente para levá-los ao poder. Portanto, a chave é convencer os eleitores de que o outro candidato é pior, com Macron se agarrando ao medo da extrema-direita e Le Pen apostando no desencanto dos eleitores com o histórico de seu oponente no poder.

As decisões dos eleitores de esquerda também serão cruciais para o resultado. O estilo e as políticas de Macron incomodaram muitos da esquerda e ele deve achar mais difícil do que em 2017 conquistar parte suficiente desse grupo para manter a extrema-direita fora do poder.

O QUE ACONTECE AGORA?

Quem vencer no domingo só o terá feito depois de uma campanha amarga, divisiva e provavelmente com uma pequena maioria.

Se Macron vencer, ele enfrentará um segundo mandato difícil, com pouco ou nenhum período de carência, e eleitores de todos os tipos provavelmente sairão às ruas por causa de seu plano de continuar com as reformas pró-negócios, inclusive em relação às aposentadorias.

Se Le Pen vencer, espera-se uma mudança radical nas políticas domésticas e internacionais da França, e os protestos de rua podem começar imediatamente.

De qualquer forma, um dos primeiros desafios do vencedor será ganhar as eleições parlamentares de junho.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS QUESTÕES PARA OS ELEITORES?

O poder de compra é a principal preocupação dos eleitores, após um enorme salto nos preços de energia e aumento da inflação. Le Pen concentrou sua campanha na questão, com sucesso.

A campanha eleitoral começou em meio à guerra na Ucrânia. As pesquisas mostraram um impulso inicial disso para Macron, mas o efeito já diminuiu.

Pesquisas mostram que os eleitores estão insatisfeitos com a política econômica de Macron, mas o desemprego está no nível mais baixo em anos e os entrevistados não acham que algum de seus oponentes faria melhor.

Como Macron lidou com a pandemia de Covid-19 também pode desempenhar um papel.

QUANDO SABEMOS QUEM GANHOU?

A votação começa às 3h (horário de Brasília), em 24 de abril.

Às 15h (de Brasília), a votação termina, as pesquisas de boca de urna são publicadas e a TV francesa anunciará o vencedor previsto. Os resultados oficiais chegam aos poucos mais tarde no dia, mas as pesquisas de boca de urna geralmente são confiáveis.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba mais o que vem a frente …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.