Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Saiba quais alimentos equilibram o intestino durante o uso de antibióticos

Uma alimentação equilibrada é capaz de atenuar os efeitos colaterais do medicamento

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Saiba quais alimentos equilibram o intestino durante o uso de antibióticos"

Publicada em  

O antibiótico, apesar de combater bacterias infecciosas, pode também atrapalhar o equilíbrio daquelas bactérias benéficas ao nosso corpo – como os microorganismos do intestino. É por isso que, durante o uso do remédio, muitas vezes sentimos náuseas, diarreia, inchaço, indigestão, dor abdominal e perda de apetite.

Estes sintomas são passageiros, mas bastante incômodos. Por isso, o site especializado Medical News Today preparou uma lista do que as pessoas devem comer durante e depois de utilizar antibióticos e o que deve ser evitado. Confira:

Probióticos, também conhecidos como bactérias saudáveis, são uma forma segura de prevenir a diarreia causada pelos medicamentos, ajudando também a reduzir o inchaço. Essas bactérias são encontradas em alimentos como iogurtes e leites fermentados – e também em alguns medicamentos, que devem ser ingeridos apenas ao final do ciclo do antibiótico.

Já os prebióticos são alimentos para as bactérias boas do nosso microbioma intestinal. Quando alimentadas, antes e depois da medicação, o intestino ganha mais equilíbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra, iogurte, cereais e pão.

Alimentos fermentados também são boas fontes de bactérias benéficas. Entre os produtos mais comuns, estão o iogurte, o salame tradicional, alguns queijos e picles fresco, além de alimentos da culinária oriental – missô, tempeh e kimchi.

Legumes e verduras também devem fazer parte da dieta, principalmente couve, espinafre, nabiça, acelga, salsinha, mostarda verde e couve de Bruxelas.

E a ingestão de fibra é igualmente importante para estimular o crescimento das “boas” bactérias no intestino, mas este nutriente só deve ser consumido ao fim do ciclo de antibióticos, já que pode afetar a forma como o estômago absorve o medicamento.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba quais alimentos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.