Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sánchez fracassa em tentativa de ser confirmado primeiro-ministro espanhol

Placeholder - loading - Primeiro-ministro interino espanho, Pedro Sánchez 25/07/2019 REUTERS/Sergio Perez
Primeiro-ministro interino espanho, Pedro Sánchez 25/07/2019 REUTERS/Sergio Perez

Publicada em  

Por Belén Carreño e Ingrid Melander

MADRI (Reuters) - O Parlamento espanhol rejeitou a tentativa do líder socialista Pedro Sánchez para que fosse confirmado como primeiro-ministro nesta quinta-feira, colocando o país a caminho do que pode ser sua quarta eleição nacional em quatro anos.

O fracasso de Sánchez em conseguir um acordo para a coalizão que ele precisava para se manter como primeiro-ministro destacou o quão tenso e fragmentado o cenário político da Espanha tornou-se, e não há garantia de que uma nova eleição corrija isso.

O político de 47 anos em teoria tem até meados de setembro para conseguir o apoio do Parlamento. Mas os socialistas disseram neste mês que desistiriam caso ele não conseguisse a confirmação em julho.

'Quero ser o primeiro-ministro da Espanha, mas não a qualquer preço', disse Sánchez a parlamentares antes da votação, acrescentando que o partido de extrema-esquerda Unidas Podemos, com o qual ele esperava formar uma coalizão, fez exigências inaceitáveis.

'Se para me tornar primeiro-ministro eu preciso desistir de meus princípios, se eu precisar formar um governo sabendo que não será útil para o país, então não será feito agora.'

Sánchez não disse qual seria seu próximo passo.

Se ele se decidir contra uma nova tentativa, ou buscar o apoio do Parlamento novamente e não for bem-sucedido, uma eleição será realizada no dia 10 de novembro.

Os socialistas venceram uma eleição antecipada em abril, mas não conseguiram a maioria absoluta no Parlamento.

Sánchez perdeu a votação desta quinta-feira por ampla margem, recebendo o apoio apenas dos 123 parlamentares socialistas e um da Cantábria. Todos os demais se abstiveram ou votaram contra ele.

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS AC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sanchez fracassa em tentativa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.