Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

SAP reestruturará 8.000 postos de trabalho para se concentrar em inteligência artificial

Placeholder - loading - Logo da SAP na sede da empresa em Reston, no Estado norte-americano da Virginia 12/05/2021 REUTERS/Andrew Kelly
Logo da SAP na sede da empresa em Reston, no Estado norte-americano da Virginia 12/05/2021 REUTERS/Andrew Kelly

Publicada em  

Por Hakan Ersen e Supantha Mukherjee

(Reuters) - As ações da SAP saltaram 7%, atingindo um recorde histórico, depois que a empresa alemã de softwares previu um crescimento na receita vinda da computação em nuvem e disse que reestruturará as funções de 8.000 empregos para se concentrar no crescimento das áreas de negócios impulsionadas pela inteligência artificial (IA).

A empresa disse que gastará 2 bilhões de euros (2,2 bilhões de dólares) no programa para treinar novamente os funcionários com habilidades de IA ou para substituí-los por meio de programas de demissão voluntária.

A SAP, que espera encerrar o ano de 2024 com um quadro de funcionários semelhante aos níveis atuais, começou a fazer experimentos com o ChatGPT, da OpenAI, assim que a tecnologia de IA generativa começou a ganhar força e anunciou planos para incorporá-la em seus produtos no início do ano passado.

Agora, a empresa alemã espera que a inteligência artificial generativa mude fundamentalmente seus negócios e se comprometeu a investir mais de 1 bilhão de dólares apoiando startups de tecnologia com IA por meio de seu braço de investimentos, a Sapphire Ventures.

'Os ajustes certos estão sendo feitos e a empresa está sendo reorganizada para prepará-la para a era da inteligência artificial', disse o estrategista de investimentos Jürgen Molnar, da corretora RoboMarkets.

'Mesmo que seja provável que alguns funcionários sejam deixados de lado, a política de RH é menos uma questão de custo e mais uma questão estratégica, na qual muitas novas oportunidades provavelmente também surgirão', disse ele.

As empresas de tecnologia, incluindo gigantes globais como o Google e a Microsoft, embarcaram em uma onda de demissões nos últimos meses, pois procuram mudar seu foco para software de inteligência artificial e automação para aliviar as cargas de trabalho.

A maior parte dos custos de reestruturação ocorrerá no primeiro semestre do ano e contribuirá com 500 milhões de euros para o lucro operacional em 2025 devido a melhorias na eficiência.

PERSPECTIVA FORTE

A fabricante de softwares para gestão empresarial, separadamente na terça-feira, previu um crescimento percentual de dois dígitos na receita de seu principal negócio de nuvem e no lucro operacional geral para o ano atual, depois que esses números de 2023 atenderam ou excederam o consenso dos analistas.

Espera-se que a receita da nuvem aumente de 24% a 27% em 2024, disse a SAP, após relatar um crescimento de 23%, ajustado para efeitos cambiais, para 13,66 bilhões de euros em 2023, em linha com o consenso.

O lucro operacional aumentou 13% no ano passado, ajustado por moeda, para 8,7 bilhões de euros, superando as previsões dos analistas encomendados pela empresa de um aumento de 9%. Para 2024, a SAP espera que esse número cresça entre 17% e 21%.

'Mantivemos nossa promessa e alcançamos um crescimento de dois dígitos no lucro operacional não-IFRS, apesar de um ambiente macro adverso', disse o diretor financeiro da SAP, Dominik Asam, que afirmou que pretende aumentar ainda mais a lucratividade neste ano.

A empresa ajustou separadamente suas perspectivas de médio prazo na terça-feira para levar em conta uma mudança nas práticas contábeis, reduzindo sua meta de lucro operacional para 2025 para 10 bilhões de euros, de cerca de 11,5 bilhões de euros anteriormente.

(Reportagem de Kanjyik Ghosh, Hakan Ersan e Supantha Mukherjee)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sap reestruturara 8000 postos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.