Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Saúde diz que recuperou dados de vacinação após ataque hacker

Placeholder - loading - Vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro 27/10/2021 REUTERS/Pilar Olivares
Vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro 27/10/2021 REUTERS/Pilar Olivares

Publicada em  

(Reuters) - O Ministério da Saúde informou, neste domingo, que recuperou os registros de vacinação da população brasileira contra a Covid-19 sem perda de informações, depois que os sistemas da pasta foram retirados do ar por um ataque hacker na sexta-feira.

'Todos os dados foram recuperados com sucesso', disse o ministério em nota, acrescentando que agora trabalha para restabelecer 'o mais rápido possível' os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação.

O ataque hacker ocorrido na madrugada de sexta tirou do ar diversos sistemas do Ministério da Saúde, inclusive informações do Programa Nacional de Imunização, o ConecteSUS e o programa de emissão de certificado digital de vacinação.

Ainda na sexta a pasta informou que tinha conseguido recuperar a maioria dos sistemas afetados, mas os dados referentes aos registros de vacinação só foram recuperados neste domingo.

No ataque, os hackers deixaram um recado, visto por quem acessava o site, dizendo que os dados internos haviam sido copiados e excluídos. 'Nos contate se quiserem o retorno dos dados', dizia o texto, com contatos por e-mail e por Telegram.

Devido ao ataque, o ministério decidiu adiar por uma semana a implementação das novas regras de entrada no país por avião, que começariam a vigorar no sábado, com a exigência de comprovação de vacinação completa ou quarentena de cinco dias para não vacinados.

No entanto, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no sábado a exigência de comprovante de vacinação para os viajantes que chegam ao Brasil do exterior, alertando para a ameaça de se promover um 'turismo antivacina' pela falta de uma ação precisa do governo federal.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saude diz que recuperou dados …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.