Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Secretário-geral da ONU diz que há consenso crescente para afirmar necessidade de cessar-fogo a Israel

Placeholder - loading - Secretário-geral da ONU, António Guterres, durante visita à Jordânia 25/03/2024 REUTERS/Alaa Al-Sukhni
Secretário-geral da ONU, António Guterres, durante visita à Jordânia 25/03/2024 REUTERS/Alaa Al-Sukhni

Publicada em  

Por Suleiman Al-Khalidi

AMÃ (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse durante uma visita à Jordânia nesta segunda-feira que há um consenso internacional crescente para dizer a Israel que é necessário um cessar-fogo em Gaza e que um ataque a Rafah causaria um desastre humanitário.

'Vemos um consenso crescente surgindo na comunidade internacional para dizer aos israelenses que o cessar-fogo é necessário e também vejo um consenso crescente, ouvi nos Estados Unidos, ouvi da União Europeia, sem mencionar, é claro, o mundo muçulmano, para dizer claramente aos israelenses que qualquer invasão terrestre de Rafah poderia significar um desastre humanitário', disse Guterres em uma coletiva de imprensa.

Durante uma visita a um centro no campo de refugiados de Wihdat, na Jordânia, onde a agência da ONU para refugiados palestinos, UNRWA, oferece serviços de saúde e educação, a principal autoridade da ONU disse que a agência é uma linha de esperança e dignidade para milhões de refugiados em toda a região.

'Devemos nos esforçar para manter o fluxo dos serviços únicos que a UNRWA oferece, porque isso mantém a esperança fluindo. Em um mundo cada vez mais escuro, a UNRWA é o único raio de luz para milhões de pessoas', disse Guterres.

A Jordânia, que está no centro do conflito árabe-israelense, abriga 2,4 milhões de refugiados palestinos, o maior número desses refugiados entre os vizinhos de Israel. Muitos de seus cidadãos são de origem palestina.

A UNRWA está em crise desde que Israel acusou uma dúzia de seus funcionários de envolvimento nos ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro.

As alegações fizeram com que o maior doador da UNRWA, os Estados Unidos, e alguns outros países interrompessem o financiamento, colocando em dúvida o futuro da agência. Entretanto, outros países têm restaurado o financiamento desde então

'A UNRWA está contribuindo profundamente de maneiras que não podem ser medidas em um gráfico -- promovendo a coesão social, a estabilidade e a paz. Imagine se tudo isso fosse retirado', disse Guterres.

Os resultados de uma investigação interna independente da ONU que foi iniciada ajudarão a fortalecer e melhorar a UNRWA, disse.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. secretario geral da onu diz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.