Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Secretário-geral da ONU diz que partes envolvidas na guerra de Gaza 'atropelam' direito internacional

Placeholder - loading - Secretário-geral da ONU, António Guterres, discursa no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça 17/01/2024 REUTERS/Denis Balibouse
Secretário-geral da ONU, António Guterres, discursa no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça 17/01/2024 REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

DAVOS, Suíça (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta quarta-feira que as partes envolvidas no conflito em Gaza estavam 'atropelando' o direito internacional e pediu que implementassem um cessar-fogo humanitário imediato.

Falando no Fórum Econômico Mundial em Davos, Guterres disse que as partes em conflito estavam 'ignorando o direito internacional, pisoteando as Convenções de Genebra e até mesmo violando a Carta das Nações Unidas'.

'O mundo está assistindo a civis, em sua maioria mulheres e crianças, serem mortos, mutilados, bombardeados, forçados a sair de suas casas e não terem acesso à ajuda humanitária', disse ele.

'Repito meu apelo por um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza e por um processo que leve a uma paz duradoura para israelenses e palestinos, com base em uma solução de dois Estados.'

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou os pedidos de cessar-fogo, afirmando que Israel continuará sua ofensiva em Gaza até derrotar o Hamas e recuperar os reféns que foram levados para lá durante um ataque mortal de homens armados do Hamas em 7 de outubro.

O bombardeio israelense e a ofensiva terrestre no enclave palestino em resposta aos ataques do Hamas expulsaram de suas casas a maioria dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza.

Isso também causou uma grave crise humanitária, pois as entregas de alimentos, combustível e suprimentos médicos foram severamente restringidas.

Recentemente, o Exército israelense concentrou sua ofensiva no extremo sul do enclave, onde cerca de 2 milhões de pessoas estão abrigadas em tendas e outras acomodações temporárias, depois que a fase inicial da guerra se concentrou no norte.

(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. secretario geral da onu diz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.