alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Segundo estudos, vitamina D pode reduzir risco da menopausa precoce

    Existem evidências de que a vitamina acelera a produção de hormônios que retardam o envelhecimento ovariano.

    Por redação

    Placeholder - loading - news single img

    Uma alimentação rica em vitamina D pode evitar a menopausa precoce. De acordo com estudo publicado no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, o consumo da vitamina através de alimentos e suplementos pode reduzir o risco da menopausa antes dos 45 anos em até 17 por cento. 

    Cerca de dez por cento das mulheres enfrenta a fase da menopausa precoce, aumentando os riscos de osteoporose, doenças cardíacas e diminuindo a fertilidade.

    Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, analisaram mais de 100 mil mulheres durante duas décadas. Durante o período, as participantes registraram sua dieta.

    Aquelas participantes que consumiram maior quantidade de vitamina D apresentaram um risco 17 por cento menor para a menopausa antes do 45 anos de idade.

    De acordo com os autores, existem evidências de que a vitamina acelera a produção de hormônios que retardam o envelhecimento ovariano e a idade em que a mulher perde a capacidade reprodutiva. Isso é importante pois a menopausa surge justamente quando a mulher não produz mais óvulos.

    No entanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar se a ingestão de suplementos de vitamina D realmente afeta o atraso da menopausa.

    “A menopausa precoce não só está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e Alzheimer, como pode afetar as chances de conceber anos antes do aparecimento dos sintomas”, disse Alexandra Purdue-Smithe, uma das autoras da pesquisa.

    “Estudos procuram por algo que possa reduzir esses riscos. E a dieta, que pode ser facilmente alterada, tem grande implicação na saúde da mulher”.  

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. segundo estudos vitamina d …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.