Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Senado dos EUA votará resolução para conter Trump em relação à Venezuela

Senado dos EUA votará resolução para conter Trump em relação à Venezuela

Reuters

08/01/2026

Placeholder - loading - Foto publicada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em sua rede social o mostra acompanhando operação militar norte-americana na Venezuela 03/01/2026 @realDonaldTrump/Divulgação via REUTERS
Foto publicada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em sua rede social o mostra acompanhando operação militar norte-americana na Venezuela 03/01/2026 @realDonaldTrump/Divulgação via REUTERS

Por Patricia Zengerle

WASHINGTON, 8 Jan (Reuters) - O ⁠Senado dos Estados Unidos deverá analisar uma resolução nesta quinta-feira que impediria o presidente Donald Trump de tomar outras medidas militares contra a Venezuela sem autorização do Congresso, e seus defensores disseram que a medida poderia ser aprovada em uma votação apertada.

Dias depois de as forças dos EUA capturarem o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em uma dramática invasão militar ​em Caracas, os senadores votarão ⁠a mais ⁠recente de uma série de medidas sobre poderes de guerra introduzidas desde que o governo aumentou a pressão militar sobre o país com ataques a barcos em sua costa em setembro.

Os republicanos bloquearam ‌todas as medidas, mas a última votação foi de apenas ​49 a 51, já que ‌dois senadores do ​partido ​de Trump se uniram aos democratas para apoiar uma resolução em novembro. Naquela época, as autoridades do governo disseram aos ​parlamentares que não planejavam mudança de regime ou ataques ao território venezuelano.

Após a captura de Maduro, alguns parlamentares acusaram o governo de enganar o Congresso, incluindo os democratas publicamente e alguns republicanos nos bastidores.

'Falei com pelo menos dois republicanos hoje que não votaram a favor dessa resolução anteriormente e que estão pensando a respeito', disse o senador Rand Paul, republicano do Kentucky que está copatrocinando a resolução, em uma coletiva de imprensa antes da votação.

'Não posso ⁠garantir como eles votarão, mas pelo menos dois estão pensando ‌a respeito, e alguns deles ⁠estão falando publicamente sobre seus receios em relação a isso', disse Paul, falando ao lado do senador democrata Tim ‍Kaine, da Virgínia, outro patrocinador da resolução.

Ele não identificou os republicanos. O partido ​de ‌Trump detém a maioria no Senado, com 53 assentos a 47.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.