Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Senado vota para decidir se eleição para presidência da Casa será com voto aberto ou fechado

Senado vota para decidir se eleição para presidência da Casa será com voto aberto ou fechado

Thomson Reuters

01/02/2019

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Senado vota para decidir se eleição para presidência da Casa será com voto aberto ou fechado"

BRASÍLIA (Reuters) - Sob protestos do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e de aliados com gritos de 'usurpação', o pré-candidato ao Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) decidiu abrir na noite desta sexta-feira uma votação no plenário da Casa sobre se a eleição para presidente do Senado será aberta ou fechada.

Renan e aliados questionam o fato de Alcolumbre decidir sobre as regras para a votação e ao mesmo tempo ser pré-candidato. Alcolumbre alega ter amparo regimental para presidir o processo de votação por ser o único senador remanescente e habilitado da Mesa Diretora passada. Ele é o terceiro suplente da Mesa anterior.

Sentado na primeira fila, Renan --que é pré-candidato a presidir o Senado-- reclamou duramente do fato de Alcolumbre presidir a sessão.

'Vossa Excelência não tem legitimidade para presidir os trabalhos desta sessão', reclamou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), a quem disse querer 'preservar' a biografia de Alcolumbre.

O líder do MDB no Senado, José Maranhão (PB), questionou se o senador do DEM é ou não candidato à presidência.

'Vossa Excelência não pode achar que vai impor a sua vontade em relação aos outros', disse o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM). 'Quero saber se Vossa Excelência é ou não é candidato, está invertendo a ordem dessa sessão preparatória.'

'Vossa Excelência não coloque palavras na minha boca', rebateu Alcolumbre.

Da tribuna, o senador Otto Alencar (PSD-BA), que disse que vai votar no colega Coronel Ângelo (PSD-BA), afirmou que essa questão vai ser judicializada e cobrou que Alcolumbre deixe de presidir a sessão.

(Reportagem de Ricardo Brito; Edição de Alexandre Caverni)

Thomson Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.