Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Serra e fundador da Qualicorp são alvos de operação por caixa 2 na eleição de 2014

    Placeholder - loading - José Serra na Cidade do México 25/07/2016 REUTERS/Henry Romero
    José Serra na Cidade do México 25/07/2016 REUTERS/Henry Romero

    Publicada em  

    Atualizada em  

    Por Lisandra Paraguassu

    BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral de São Paulo deflagraram nessa terça-feira operação que tem como principais alvos o senador José Serra (PSDB-SP), acusado de usar um caixa 2 de 5 milhões de reais na campanha de 2014, e o empresário José Seripieri Filho, fundador do grupo de planos de saúde Qualicorp.

    De acordo com o MP estadual, Seripieri Filho, conhecido com Junior, um dos alvos de mandado de prisão preventiva, é acusado de organizar o recebimento de doações não contabilizadas para a campanha de Serra ao Senado. A PF também faz buscas em endereços do senador em Brasília.

    A operação cumpriu ainda outros três mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Itatiba e Itu, além de Brasília, nos endereços de Serra. A 1ª Zona Eleitoral de São Paulo também determinou o bloqueio judicial de contas bancárias dos investigados.

    Uma dos mandados de busca e apreensão era no gabinete de Serra no Senado, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, aceitou reclamação da Mesa Diretora da Casa, que alegou que o juiz usurpou competência do Supremo, onde Serra tem prerrogativa de foro, e concedeu liminar suspendendo o mandado de busca e apreensão no gabinete do parlamentar.

    De acordo com o MP, o fundador da Qualicorp, ex-presidente da empresa, foi responsável por organizar, operacionalizar e também coletar doações não contabilizadas, por caixa 2, para campanha eleitoral de Serra.

    'Com o decorrer das investigações, apurou-se ainda a existência de outros pagamentos, em quantias também elevadas e efetuados por grandes empresas, uma delas do setor de nutrição e outra do ramo da construção civil, todos destinados a uma das empresas supostamente utilizadas pelo então candidato para a ocultação do recebimento das doações', diz a nota.

    Em fato relevante, a Qualicorp confirmou que seu ex-presidente foi alvo da operação e disse que um mandado de busca e apreensão também foi cumprido na sede da companhia.

    'A nova administração da companhia informa que adotará as medidas necessárias para apuração completa dos fatos narrados nas notícias divulgadas (...), bem como colaborará com as autoridades públicas competentes', afirmou a empresa.

    Também em fato relevante, a JHSF disse que sua sede foi alvo de busca e apreensão determinadas pela Justiça Eleitoral de São Paulo por causa de um contrato firmado em 2014 no qual a empresa adquiriu ingressos para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

    'A companhia prontamente atendeu as solicitações endereçadas e manterá seus acionistas e o mercado tempestivamente informados acerca do desenvolvimento do referido assunto', afirma o documento.

    A ação da Qualicorp fechou em queda de 6,40%, enquanto a da JHSF recuou 5,2%. O Ibovespa cedeu 0,11%.

    A assessoria de imprensa de Serra classificou a operação de 'abusiva', disse que os endereços do senador foram alvo de mandados de busca e apreensão pela PF há 20 dias, que a investigação se baseia em 'fatos antigos' e que ele não tem conhecimento da apuração e jamais foi ouvido.

    'José Serra lamenta a espetacularização que tem permeado ações deste tipo no país, reforça que jamais recebeu vantagens indevidas ao longo dos seus 40 anos de vida pública e sempre pautou sua carreira política na lisura e austeridade em relação aos gastos públicos. Importante reforçar que todas as contas de sua campanha, sempre a cargo do partido, foram aprovadas pela Justiça Eleitoral', afirmou a assessoria do tucano em nota.

    Também em nota, o advogado Celso Vilardi, que representa Seripieri, classificou com 'injustificável a decretação de prisão temporária'.

    'Os fatos investigados ocorreram em 2014, há seis anos portanto, não havendo qualquer motivo que justificasse uma medida tão extremada', afirmou o advogado na nota.

    A defesa afirmou, ainda, que os colaboradores mencionados no inquérito não acusam Seripieri de ter feito doações não contabilizadas. 'Relatam que ele fez um mero pedido de doação em favor de José Serra e que a decisão de fazer a doação, assim como a forma eleita, foi decisão de um dos colaboradores.'

    (Reportagem adicional de Paula Arend Laier e Gabriela Mello)

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia Miley’s New Year’s Eve Party: O especial de fim de ano da NBC

    Miley’s New Year’s Eve Party: O especial de fim de ano da NBC

    A próxima véspera de ano novo será marcada pela inédita exibição do programa de ano novo da emissora americana NBC guiada por Miley Cyrus na companhia do ator Pete Davidson, de Saturday Night Live. O já aguardado programa está sendo produzido por ninguém menos que o canadense Lorne Michaels, detentor de múltiplos emmys e também criador do Saturday Night Live.



    Ambos artistas já estão acostumados com a casa NBC, Pete pelo SNL e Miley por ter ocupado uma das cadeiras do "The Voice". Assim, a ligação entre Miley e a emissora estão cada vez mais densas por conta de um acordo fechado com ambas sobre programas de talento e desenvolvimento a produzir.

    Outros palcos importantes de premiações e shows também receberam Miley como apresentadora, tal como o Video Music Awards (VMA) da MTV em 2015. O evento anual de artistas globais ganhou uma nova cara com a animação de Cyrus do início ao fim e cada mudança de outfits icônicos que ela vestia naquela noite. 

      - Top Gun: Descubra qual música combina com cada personagem

    O jeito único de ser com as pessoas cheio de descontração e brincadeiras, com certeza marcaram a cerimônia da emissora no dia 30 de agosto, produzida no Microsoft Theater localizado em Los Angeles na Califórnia. 



    O próximo palco que estará presente, "Miley's New Year's Eve Party" está programado para ser exibido às 22:30 e durará até 00:30. Os preparativos da produção já antecedem a participação de vários convidados com algumas apresentações importantes que marcarão a noite, tornando a virada do ano de 2022 inesquecível. A line-up de participantes ainda não foi definida, mas dado a amplitude do programa, grandes nomes da música estão programados para estar no especial.



    Ambos apresentadores também são atores gigantes em programas de TV os quais alguns existem até hoje como Pete em "SNL", um dos mais duradouros shows da televisão americana e Miley em "Hannah Montana" que não precisa de comentários pela sua fama mundial. Por isso, os dois artistas já se conheciam anteriormente por conta de algumas das participações especiais da atriz no show em que ele faz parte do elenco. Pelo vínculo amigável já estabelecido entre os dois, a animação no palco em Miami está mais do que garantida pela dupla.

       - Britney Spears completa 40 anos: Confira a homenagem especial da Antena 1

    O programa será transmitido pela própria emissora NBC na noite da véspera e do mesmo modo, poderá ser assistido pela transmissão no Peacock, um plataforma de streaming de vídeo por assinatura da NBC Universal lançada no ano passado. 

    Com a energia própria de Miley Cyrus e a multidão de fãs que carrega consigo nacionalmente e fora de seu país, pessoas do mundo todo a esperam para passar a mudança de ano juntos em uma noite especial com músicas, apresentações e festas. Como a própria cantora publicou em seu instagram na última quarta-feira: “O prazer de sua presença é requisitado”, como incentivo a acompanharmos a comemoração com ela. 



    Então, anotem em suas agendas, calendários e post-its para não esquecer dessa esperada comemoração na mudança de ano com apresentações que marcarão o encerramento de um novo ciclo e claro, acrescido de muita diversão e talento por Miley. 

     

    Veja também:

    Shawn Mendes lança single “It’ll be okay”

    #TBT: nesta semana, em 1965, The Who lançou “My Generation”

     

    4 H
    1. Home
    2. noticias
    3. serra e fundador da qualicorp …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.