Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Serviços crescem em novembro pela 6ª vez no Brasil, mas ainda não retomam perdas da pandemia

Placeholder - loading - Segurança monitora entrada de lojas em Copacabana, no Rio de Janeiro, em meio a surto de Covid-19. 20/07/2020 REUTERS/Sergio Moraes
Segurança monitora entrada de lojas em Copacabana, no Rio de Janeiro, em meio a surto de Covid-19. 20/07/2020 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O setor de serviços brasileiro registrou o sexto mês seguido de ganhos no volume em novembro, mas caminhou para o final de 2020 ainda sem conseguir retornar aos níveis pré-pandemia, depois de ter sido o mais afetado pelas medidas de isolamento contra o coronavírus.

O volume de serviços cresceu em novembro 2,6% em relação ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do sexto mês consecutivo de ganhos, acumulando alta de 19,2%, o setor de serviços brasileiros se aproximou do fim de 2020 ainda sem conseguir recuperar as perdas de 19,6% registradas entre fevereiro e maio, período que abrange o pico da pandemia.

Na comparação com novembro de 2019, houve queda de 4,8% no volume de serviços no Brasil, e o setor acumula ainda entre janeiro e novembro perdas de 8,3% frente a igual período de 2019.

Os resultados, entretanto, foram melhores do que as expectativas em pesquisa da Reuters, de alta de 1,2% na comparação mensal e de recuo de 6,2% na base anual.

O setor de serviços, que ainda se encontra 3,2% abaixo do patamar de fevereiro, é o que mais apresenta dificuldades de reação das perdas provocadas pela Covid-19, já que é o que mais depende do contato presencial.

'Atividades como restaurantes, hotéis, serviços prestados à família de uma maneira geral e transporte de passageiros – seja o aéreo, o rodoviário e ou o metroviário - até mostraram melhoras, mas a necessidade de isolamento social ainda não permitiu o setor voltar ao patamar pré-pandemia”, explicou gerente da pesquisa no IBGE, Rodrigo Lobo.

O mês de novembro teve aumentos no volume de todas as cinco atividades pesquisadas na comparação com o mês anterior.

'Embora o setor permaneça frágil devido à pandemia, nosso índice de difusão mostra que mais de 80% dele vem se recuperando em um ritmo significativo nos últimos seis meses - um número que vem crescendo lentamente nos últimos meses como reflexo da reabertura gradual da economia', avaliou a economista da XP Lisandra Barbero, calculando contração de 8,0% do volume de serviços em 2020.

Os destaques foram as altas de 2,4% dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e de 8,2% de serviços prestados às famílias. Ambas foram as mais afetadas pela pandemia.

Segundo o IBGE, a atividade de transportes cresceu em novembro pelo sétimo mês seguido e acumula ganho de 26,7% entre maio e novembro, mas ainda precisa avançar 5,4% para atingir o nível de fevereiro, que antecedeu a implementação das medidas sanitárias para conter a Covid-19.

Já os serviços prestados às famílias têm alta de 98,8% nos últimos sete meses, mas ainda precisam crescer 34,2% para retornar ao patamar de fevereiro.

Somente os serviços de informação e comunicação e outros serviços já superaram o nível de fevereiro, diante dos bons desempenhos dos segmentos de tecnologia da informação e dos serviços financeiros auxiliares, respectivamente.

'Esperamos que alguns do seviços mais impactados se recuperem conforme a vacinação em massa avance. No curto prazo, a recente aceleração nos novos casos do vírus, aceleração da inflação e retirada de alguns dos generosos programas de transferências fiscais podem moderar o ímpeto por trás da recuperação do setor de serviços', avaliou Alberto Ramos, diretor de pesquisas econômicas para a América Latina no Goldman Sachs.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. servicos crescem em novembro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.