Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sete parlamentares deixam o Partido Trabalhista britânico citando 'traição' e antissemitismo

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Sete parlamentares deixam o Partido Trabalhista britânico citando 'traição' e antissemitismo"

Publicada em  

Por Elizabeth Piper

LONDRES (Reuters) - Sete parlamentares do Partido Trabalhista deixaram a maior sigla de oposição do Reino Unido nesta segunda-feira por causa da abordagem do líder Jeremy Corbyn para a separação britânica da União Europeia e acusações de antissemitismo, dizendo que o partido foi 'sequestrado pela política de maquinações da extrema-esquerda'.

A saída do grupo pequeno de parlamentares sublinha a frustração crescente com a relutância de Corbyn em mudar a estratégia para o Brexit e iniciar a campanha para um segundo referendo sobre a filiação de Londres à UE.

Faltando só 39 dias para o Reino Unido sair do bloco, sua maior guinada em política externa e comercial em mais de 40 anos, as divisões sobre o Brexit fragmentaram a política britânica, rompendo as fileiras partidárias tradicionais e criando novas coalizões na lacuna que separa esquerda e direita.

'O Partido Trabalhista ao qual nos filiamos, pelo qual fizemos campanha e no qual acreditávamos não é mais o Partido Trabalhista de hoje. Fizemos tudo que podíamos para salvá-lo, mas ele foi sequestrado pela política de maquinações da extrema-esquerda', disse a parlamentar Chris Leslie em uma coletiva de imprensa.

'Os indícios da traição do Partido Trabalhista na Europa agora são visíveis para todos. Oferecendo-se para permitir o Brexit deste governo, refreando-se constantemente de permitir ao público a palavra final.'

Os sete parlamentares são Luciana Berger, Chris Leslie, Angela Smith, Gavin Shuker, Chuka Umunna, Mike Gapes e Ann Coffey. Eles continuarão a atuar no Parlamento como 'O Grupo Independente'.

Os trabalhistas conquistaram 262 assentos na eleição de 2017.

Uma fonte partidária próxima do grupo disse que os rompimentos desta segunda-feira poderiam desencadear uma segunda onda de desfiliações.

Corbyn disse em um comunicado: 'Estou decepcionado por estes parlamentares não terem se sentido capazes de continuar a trabalhar juntos pelas diretrizes trabalhistas que inspiraram milhões na última eleição'.

Até agora ele se ateve à proposta trabalhista de manter a opção de um segundo referendo 'na mesa' caso o governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, não consiga fechar um acordo com Bruxelas que o Parlamento possa aprovar.

Sua primeira escolha é uma nova eleição, mas ele também pediu a May que mude suas 'linhas vermelhas' e acolha seu plano para uma união alfandegária permanente com a UE – algo que a premiê vem se recusando a fazer.

Corbyn, um ativista veterano pela paz, também foi acusado por alguns parlamentares de fracassar em combater o antissemitismo no partido, uma alegação que tem perseguido o político pró-palestino desde que ele se tornou líder em 2015.

Corbyn nega que tenha permitido que o antissemitismo crescesse no Partido Trabalhista e se comprometeu a acabar com ele.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sete parlamentares deixam o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.