Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Setor de serviços dos EUA desacelera em dezembro com queda no nível de emprego, mostra ISM

Placeholder - loading - Feira de Natal em Manhattan, Nova York 15/12/2023 REUTERS/Mike Segar
Feira de Natal em Manhattan, Nova York 15/12/2023 REUTERS/Mike Segar

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - O setor de serviços dos Estados Unidos desacelerou consideravelmente em dezembro, com uma medida de emprego caindo para o nível mais baixo em quase três anos e meio, segundo uma pesquisa realizada nesta sexta-feira.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) disse que seu PMI não manufatureiro caiu para 50,6 no mês passado, a menor leitura desde maio, de 52,7 em novembro.

Uma leitura acima de 50 indica crescimento no setor de serviços, que responde por mais de dois terços da economia. Economistas consultados pela Reuters previam que o índice ficaria em 52,6.

Inicialmente, a demanda por serviços aumentou à medida que os norte-americanos retomaram suas vidas normais após os bloqueios causados pela Covid-19. Mas o ímpeto diminuiu, com os gastos voltando a se concentrar em bens. Os gastos com bens superaram em muito os gastos com serviços no terceiro trimestre.

Uma medida de novos pedidos recebidos por empresas de serviços caiu de 55,5 em novembro para 52,8 no mês passado. O crescimento dos pedidos de exportação também diminuiu consideravelmente. A inflação de serviços permaneceu elevada, com uma medida de preços pagos por insumos pelas empresas caindo para 57,4, de 58,3 no mês anterior.

No entanto, a inflação vem arrefecendo, com os preços medidos pelo índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) caindo mensalmente em novembro, pela primeira vez em mais de três anos e meio.

O banco central dos EUA manteve as taxas estáveis no mês passado e os autoridades de política monetária sinalizaram, em novas projeções econômicas, que o aperto histórico da política monetária dos últimos dois anos está no fim e que custos mais baixos dos empréstimos estão chegando em 2024. Desde março de 2022, o Fed aumentou sua taxa básica em 5,25 pontos percentuais para a faixa atual de 5,25% a 5,50%.

A medida de emprego do setor de serviços da pesquisa ISM caiu para 43,3 no mês passado, o nível mais baixo desde julho de 2020, quando a economia estava se recuperando da primeira onda da pandemia. O índice estava em 50,7 em novembro.

Em novembro, o ISM observou que as empresas relataram ter perdido funcionários 'devido ao desgaste normal e estão tendo problemas para preencher essas posições'. As empresas também disseram que 'o mercado de trabalho continua muito competitivo'.

(Por Lucia Mutikani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. setor de servicos dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.