Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Setor manufatureiro dos EUA se estabiliza em janeiro, mostra ISM

Placeholder - loading - Funcionária da San Antonio Shoe Factory em Del Rio, EUA 03/04/2023. REUTERS/Kaylee Greenlee Beal/File Photo
Funcionária da San Antonio Shoe Factory em Del Rio, EUA 03/04/2023. REUTERS/Kaylee Greenlee Beal/File Photo

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - O setor manufatureiro dos Estados Unidos se estabilizou em janeiro em meio a uma recuperação no volume de novos pedidos, mas a inflação no portão das fábricas aumentou.

O Instituto de Gestão de Fornecimento informou nesta quinta-feira que seu PMI industrial aumentou para 49,1 no mês passado, em comparação com 47,1 em dezembro, em dado revisado ligeiramente para baixo.

Esse foi o 15º mês consecutivo em que o PMI ficou abaixo de 50, o que indica contração no setor industrial. Esse é o período mais longo desde os meses de agosto de 2000 a janeiro de 2002.

Economistas consultados pela Reuters previam que o índice cairia para 47,0 em relação aos 47,4 relatados anteriormente para dezembro. O ISM revisou a série que remonta a 1948.

De acordo com o ISM, uma leitura do PMI abaixo de 48,7 ao longo do tempo indica contração da economia geral. Mas o ISM e outras pesquisas sobre a indústria exageraram a fraqueza na manufatura, que representa 10,3% da economia.

A produção nas fábricas contraiu 0,6% do quarto trimestre de 2022 até o quarto trimestre de 2023, revertendo os ganhos do ano anterior, de acordo com dados do Federal Reserve. Os gastos com bens aceleraram no ano passado, contribuindo para o crescimento de 2,5% da economia.

O banco central dos EUA deixou a taxa de juros inalterada na quarta-feira. O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que a taxa de juros havia atingido seu pico e que será reduzida nos próximos meses,

O subíndice de novos pedidos da pesquisa do ISM recuperou-se para 52,5 no mês passado, em comparação com 47,0 em dezembro.

A produção nas fábricas melhorou ligeiramente, com o subíndice chegando a 50,4, de 49,9 em dezembro. Com a recuperação dos pedidos, a inflação de mercadorias está se recuperando depois de meses de deflação. A medida da pesquisa dos preços pagos pelos fabricantes aumentou de 45,2 em dezembro para 52,9.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. setor manufatureiro dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.