Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Setor manufatureiro dos EUA tem recuperação em setembro com aceleração da produção, mostra ISM

Placeholder - loading - Fábrica de automóveis em Normal, Illinois, nos EUA 11/04/2022 REUTERS/Kamil Krzaczynski
Fábrica de automóveis em Normal, Illinois, nos EUA 11/04/2022 REUTERS/Kamil Krzaczynski

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - O setor industrial dos Estados Unidos deu mais um passo rumo à recuperação em setembro, com aumento da produção e recuperação do emprego, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, que também mostrou que os preços de insumos pagos pelas fábricas caíram consideravelmente.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) disse nesta segunda-feira que seu Índice de Gerente de Compras (PMI) industrial aumentou para 49,0 no mês passado, a leitura mais alta desde novembro de 2022, de 47,6 em agosto.

Ainda assim, setembro marcou o 11º mês consecutivo em que o PMI permaneceu abaixo de 50, o que indica contração no setor industrial. Esse é o período mais longo de contração desde a Grande Recessão de 2007-2009.

Economistas consultados pela Reuters previam que o índice subiria para 47,7. Embora o PMI e outras pesquisas de negócios tenham pintado um quadro sombrio do setor industrial, que responde por 11,1% da economia norte-americana, outros dados sugerem que o setor continua a se manter em meio a custos de empréstimos mais altos.

Os pedidos de produtos manufaturados de longa duração aumentaram 4,2% em relação ao ano anterior em agosto e os gastos das empresas com equipamentos parecem ter permanecido fortes no terceiro trimestre, depois de terem se recuperado no período de abril a junho.

O subíndice de novos pedidos prospectivo da pesquisa ISM aumentou de 46,8 em agosto para 49,2 no mês passado. Com a melhora do volume de novos pedidos, a produção nas fábricas acelerou. O índice de produção aumentou de 50,0 no mês anterior para 52,5.

Embora os pedidos com atraso tenham diminuído, os estoques das fábricas e de seus clientes permaneceram muito baixos, o que deve sustentar a produção futura. Com a demanda ainda fraca, os preços dos insumos de fábrica permaneceram baixos.

A medida da pesquisa dos preços pagos pelos fabricantes caiu de 48,4 em agosto para 43,8. Isso é um bom presságio para a deflação de mercadorias, mas a greve dos trabalhadores do setor automotivo pode aumentar os preços dos veículos motorizados.

O nível de emprego nas fábricas melhorou ainda mais depois de ter atingido uma mínima em três anos em julho. O indicador de emprego nas fábricas da pesquisa subiu para 51,2 no mês passado, de 48,5 em agosto.

(Por Lucia Mutikani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. setor manufatureiro dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.