Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sob críticas crescentes, Otan promete acelerar retiradas do Afeganistão

Placeholder - loading - Pessoas que foram retiradas do Afeganistão se alimetam em acampamento em Doberlug-Kirchhain, na Alemanha 20/08/2021 REUTERS/Matthias Rietschel
Pessoas que foram retiradas do Afeganistão se alimetam em acampamento em Doberlug-Kirchhain, na Alemanha 20/08/2021 REUTERS/Matthias Rietschel

Publicada em  

CABUL (Reuters) - Mais de 18 mil pessoas foram retiradas de avião de Cabul desde que o Taliban tomou a capital do Afeganistão, disse uma autoridade da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta sexta-feira, prometendo dobrar tais esforços em meio ao aumento das críticas à maneira como o Ocidente lida com a crise.

Milhares de pessoas desesperadas para deixar o país ainda estão lotando o aeroporto, disse à Reuters a autoridade, que não quis se identificar, embora o Taliban tenha pedido às pessoas sem documentos de viagem que voltem para casa.

A velocidade com que o Taliban conquistou o Afeganistão enquanto tropas dos Estados Unidos e de outros países finalizavam sua retirada surpreendeu até seus próprios líderes e deixou vácuos de poder em muitos locais.

O Taliban pediu união antes das orações desta sexta-feira, as primeiras desde que tomou o poder, solicitando aos imãs que persuadam as pessoas a não partirem do Afeganistão em meio ao tumulto que reina no aeroporto, aos protestos e aos relatos de violência.

Uma testemunha disse à Reuters que várias pessoas foram mortas na quinta-feira em Asadabad, uma cidade do leste, quando militantes do Taliban dispararam contra uma multidão que expressava sua lealdade à República afegã derrotada. O Taliban prepara o estabelecimento de um emirado governado por leis islâmicas rigorosas.

Houve demonstrações de desafio semelhantes em outras duas cidades do leste, Jalalabad e Khost. Afegãos aproveitaram a comemoração da independência do controle britânico em 1919 para dar vazão à sua revolta com a tomada de poder pelo Taliban.

Outra testemunha relatou disparos perto de uma manifestação em Cabul, mas parece ter se tratado de membros do Taliban atirando para o alto.

Um porta-voz do grupo não estava disponível de imediato para comentar.

Cabul está essencialmente calma, exceto dentro e nos arredores do aeroporto, onde 12 pessoas foram mortas desde domingo, disseram autoridades da Otan e do Taliban.

Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, disse em uma entrevista à rede NBC News que os EUA estão 'focados com laser' no 'potencial para um ataque terrorista' de um grupo como o Estado Islâmico durante a retirada.

As críticas à Otan e outras potências ocidentais aumentam com as imagens do caos e do desespero que são compartilhadas em todo o mundo.

O Taliban diz que quer paz, que não se vingará de antigos inimigos e que respeitará os direitos das mulheres nos moldes da lei islâmica, mas um parlamentar norte-americano disse que o grupo está usando arquivos da agência de inteligência do Afeganistão para identificar afegãos que trabalharam para os EUA.

(Das redações de Cabul e Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sob criticas crescentes otan …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.