Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

S&P reafirma nota de crédito soberano em BB- para o Brasil, com perspectiva estável

Placeholder - loading - Fachada do prédio da S&P Global. 13/12/2018. REUTERS/Brendan McDermid.
Fachada do prédio da S&P Global. 13/12/2018. REUTERS/Brendan McDermid.

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A agência de classificação de risco S&P Global manteve a nota de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil em BB-, com perspectiva estável, destacando que o país deve ter uma consolidação fiscal lenta até 2024, mas que a recuperação econômica neste ano deve ajudar a conter o endividamento.

Em relatório, a agência também afirmou que a janela de oportunidades para reformas se estreitará com a aproximação das eleições de 2022 e que, na ausência de um ritmo mais rápido de aprovação de medidas estruturais, o crescimento econômico deve permanecer moderado no médio prazo.

A expectativa da S&P é que o PIB brasileira cresça 4% neste ano, com alta de 2,2% ao ano no período 2022-2024.

A nota de crédito soberano de longo prazo BB- está em território especulativo, três graus abaixo do mínimo para 'grau de investimento' (BBB-), a partir do qual o país tem selo de bom pagador.

'A perspectiva estável reflete nossas expectativas de recuperação econômica em 2021 e de redução gradual do déficit fiscal, o que deve resultar em um ritmo mais lento de acúmulo de dívida nos próximos dois anos, bem como em um desempenho externo sólido', disse a S&P.

'Esperamos que a ligeira melhora na trajetória fiscal e as amplas reservas de liquidez ajudem a preservar a confiança do mercado e as condições de financiamento adequadas para o governo nos mercados locais.'

A melhora fiscal esperada para este ano é atribuída à redução dos gastos emergenciais e a 'receitas fiscais dinâmicas' em meio à recuperação do crescimento.

Ainda sobre as eleições de 2022, a S&P disse que o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem ser candidatos 'competitivos, apesar de seus altos índices de rejeição'.

'As iniciativas de política após a eleição e a capacidade de formular coalizões fortes serão fundamentais para a qualidade de crédito do Brasil.'

Uma persistente fraqueza fiscal nos próximos dois anos que leve a novas pressões de financiamento para o governo a custos mais elevados de dívida e inflação pode levar a um rebaixamento da nota do Brasil. Se houver uma melhora fiscal mais rápida do que o esperado, por outro lado, o rating pode ser melhorado, disse a S&P.

Na semana passada, a Fitch Ratings reafirmou o rating do Brasil em 'BB-', com perspectiva negativa, destacando a deterioração das contas fiscais e o fardo da dívida diante da incerteza com a evolução da pandemia e o processo de vacinação.

(Por Isabel Versiani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sp reafirma nota de credito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.