Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    SP terá 'toque de restrição' de 23h às 5h a partir de sexta-feira para conter Covid

    Placeholder - loading - news single img
    Restaurante em São Paulo 06/07/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

    Publicada em  

    Atualizada em  

    Por Eduardo Simões

    SÃO PAULO (Reuters) - O governo de São Paulo terá um 'toque de restrição' em todo o Estado das 23h às 5h que valerá a partir de sexta-feira até 14 de março para conter a disseminação da Covid-19, anunciou o governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira.

    A decisão acontece num momento em que o Estado registra recorde de internações por Covid-19 e uma alta taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva, principalmente no interior do Estado.

    'Temos que adotar essa medida para proteger vidas, para proteger vidas de brasileiros em São Paulo. Não temos nenhuma satisfação de adotar uma medida como essa, mas temos a necessidade de adotar essa medida para proteger vidas', disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

    'O Estado de São Paulo chegou a 6.500 pessoas internadas em leitos de UTI, é um recorde histórico desde fevereiro do ano passado quando tivemos o primeiro caso de Covid no Brasil e também no Estado de São Paulo', acrescentou o governador.

    O governador rejeitou a ideia de que a medida seja um toque de recolher, preferindo chamá-la de 'toque de restrição'. Ele argumentou que estabelecimentos essenciais como supermercados poderão operar após às 23h e que o transporte público e aplicativos de transportes não serão interrompidos durante esse período.

    'Não é toque de recolher, é um toque de restrições. O toque de recolher estabelece proibição, é muito próximo do lockdown, nós não estamos fazendo isso', disse Doria.

    'Se fosse toque de recolher, nós não teríamos transporte coletivo depois das 23h, aplicativos não poderiam funcionar depois das 23h, táxis não poderiam funcionar depois de 23h, postos de combustível não poderiam operar depois de 23h, supermercados não poderiam operar depois das 23h. Não há proibição para esse funcionamento, há restrições. O objetivo é evitar aglomerações, esse é o grande sentido do esforço que estamos fazendo.'

    O governador disse ainda que será adotado bom senso na fiscalização da medida, principalmente com trabalhadores que estejam retornando para casa após às 23h.

    Escrito por Reuters

    Vulcão Nyiragongo: Crianças esperam reencontrar famílias

    Transcrito: 
    Centenas de milhares de pessoas fugiram após a erupção do vulcão Nyiragongo. Naomi perdeu de vista a família no meio do caos. Ela jamais esquecerá o momento em que o céu ficou vermelho.
     
    Naomi (criança deslocada): ”Disse à minha mãe: ’Olha, mãe, o vulcão entrou em erupção.’ Nós saímos e muitos estavam a fugir. Foi aí que nos perdemos uns dos outros. Eu estava apavorada. Estava a tremer. Não conseguia sequer correr para casa.”
     
    Muitas das 400 mil pessoas que fugiram vieram para a cidade de Sake. De acordo com a ONU, há quase mil crianças desaparecidas. Bahati Batitsie trabalha como voluntário para a Cruz Vermelha. Ate agora, ele e os colegas conseguiram encontrar as famílias de 700 crianças. Bahati tem 6 filhos e acolhe outras 3 crianças. São muitas bocas para alimentar.
     
    Bahati Batitsie Fidel (Voluntário da Cruz Vermelha): “Eu sacrifico o pouco que tenho, o que Deus me deu. É assim que alimento as crianças, mas é uma luta.”
     
    Muitas pessoas estão desesperadas. Bebem a água do lago que pode causar cólera. A equipe humanitária tenta oferecer o básico, como farinha.
     
    Bahati Batitsie Fidel (Voluntário da Cruz Vermelha): “As condições de vida são muito más. Não há comida nos mercados. Pessoalmente, não estou a ganhar nada, sou pobre.”
     
    Naomi acha que sabe onde podem estar os seus pais. Mas esse sítio fica longe e o transporte é caro.
     
    Naomi (criança deslocada): ”Depois de encontrar a minha mãe e o meu pai, gostaria de me mudar para cá, porque gosto de aqui estar."

    A brincar sobre a lava de uma antiga erupção. As crianças esperam rever as suas famílias em breve. 
    Veja também:

    1 D

    1. Home
    2. noticias
    3. sp tera toque de recolher de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.