Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

STF proíbe por 9 votos a 1 produção de dossiês pelo Ministério da Justiça

Placeholder - loading - Exterior do prédio do STF, em Brasília 21/04/2020 REUTERS/Ricardo Moraes
Exterior do prédio do STF, em Brasília 21/04/2020 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, por 9 votos a 1, proibir o Ministério da Justiça e Segurança Pública de realizar qualquer tipo de produção de documentos sobre a vida pessoal e escolhas políticas de cidadãos e servidores públicos que atuem dentro dos limites da legalidade.

O voto da ministra relatora, Cármen Lúcia, proferido na véspera, foi seguido por oito ministros que votaram nesta quinta-feira, restando como vencido o ministro Marco Aurélio. O decano da corte, Celso de Mello, não votou por estar em licença médica.

A ação em questão foi movida pelo partido Rede Sustentabilidade, que pediu a suspensão imediata da produção e disseminação de conhecimentos e informações de inteligência estatal produzidos sobre integrantes do movimento antifascismo e professores universitários.

Em seu voto, Cármen Lúcia disse que o abuso da máquina estatal caracteriza desvio de finalidade e precisa ser proibido.

'A República não admite catacumbas, a democracia não se compadece com segredos, a não ser para se lembrar de situações que precisamos ter como superadas', afirmou a relatora.

'Direitos fundamentais não são concessões estatais, são garantias aos seres humanos conquistadas antes e para além do Estado, e seu objetivo é possibilitar o sossego pessoal e a dignidade individual.'

O caso dos supostos dossiês, revelado em reportagem do portal UOL, teve grande repercussão e resultou em cobranças sobre o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, que chegou a ir pessoalmente a uma comissão do Congresso para explicar o relatório.

A pasta já negou produzir qualquer tipo de dossiê e entregou o documento, que seria um relatório de inteligência, a autoridades do Congresso, do Supremo e da Procuradoria-Geral da República. Também foi criado um grupo de trabalho para discutir o assunto.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro; Reportagem adicional de Ricardo Brito, em Brasília)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. stf proibe por 9 votos a 1 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.