Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

StoneX vê aumento de 0,76% na área de soja do Brasil em 26/27 e possível novo recorde

StoneX vê aumento de 0,76% na área de soja do Brasil em 26/27 e possível novo recorde

Reuters

03/08/2026

Placeholder - loading - Agricultores colhem soja em uma fazenda em Maringá, no estado do Paraná, Brasil, em 3 de março de 2025.  REUTERS/Rodolfo Buhrer
Agricultores colhem soja em uma fazenda em Maringá, no estado do Paraná, Brasil, em 3 de março de 2025. REUTERS/Rodolfo Buhrer

Atualizada em  03/08/2026

SÃO PAULO, 3 Ago (Reuters) - A safra de soja ​do Brasil em 2026/27, com plantio começando a partir de meados de setembro, está estimada em recorde de 183,1 milhões de toneladas, superando a marca de 182,6 milhões de toneladas na temporada anterior, de acordo com projeção divulgada nesta segunda-feira pela consultoria e corretora StoneX.

O avanço considera um aumento de 0,76% na área plantada nacional, para 49,5 milhões de hectares, 'com o cenário de custos elevados e balanço confortável ao redor do mundo impedindo aumentos mais significativos', conforme a primeira projeção da consultoria para a nova safra.

Já a produtividade média do país foi estimada em 3,7 toneladas por hectare, praticamente estável em ⁠relação aos ⁠3,72 t/ha no ano anterior, sustentada por ​um esperado ‌avanço no Rio Grande do Sul, que num cenário de El Niño deve ficar menos sujeito a sofrer com secas.

'Apesar de ainda ser cedo, a produção de soja 26/27 pode alcançar um novo recorde no Brasil, em 183,1 milhões de toneladas, se não houver maiores ⁠problemas com o clima', disse a consultoria em relatório assinado pelos especialistas Ana ​Luiza Lodi e Raphael Bulascoschi.

'O El Niño traz mais umidade para o Sul do país, ​mas o clima tende a ficar mais seco no Nordeste ‌e no Norte e ​mesmo em ⁠áreas do Mato Grosso. Assim, muita coisa ainda pode mudar.'

Com o El Niño trazendo mais chuvas ao Rio Grande do Sul, o Estado poderia figurar como o terceiro produtor de soja do Brasil, atrás ​de Mato Grosso e Paraná.

Para isso, a produtividade da soja gaúcha aumentaria de 2,89 t/ha em 2025/26 para 3,19 t/ha em 2026/27, enquanto no Paraná ficaria estável em 3,81 t/ha.

Já o Mato Grosso, que teve sua melhor safra em 2025/26, colhendo mais de 50 milhões de toneladas, veria a ​produtividade média cair de 3,86 t/ha para 3,74 t/ha, já que o El Niño aumenta os riscos para algumas áreas ao norte do Estado.

MILHO VERÃO

A StoneX estima a primeira safra de milho 2026/27 em 28,7 milhões de toneladas, alta de apenas 0,2% sobre o mesmo período do ciclo anterior.

A consultoria considera que a área plantada com milho primeira safra aumentará 2,3% para 3,6 milhões de hectares, enquanto a produtividade média deverá apresentar ligeiro recuo para 7,9 t/ha.

A StoneX ainda não tem uma estimativa ​para a segunda safra 2026/27, que responde pela maior parte da produção brasileira, com plantio realizado apenas no ‌ano que vem.

Mas, repetindo-se o número da 'safrinha' ⁠2025/26 e considerando uma terceira safra dentro do usual, ao redor de 3 milhões de toneladas, a produção total poderia alcançar um novo recorde de produção, em 142,4 milhões de toneladas.

Nesta ⁠segunda-feira, a StoneX divulgou ainda uma elevação da segunda safra 2025/26 ⁠de 107,5 milhões para 110,7 milhões de toneladas, ⁠com aumento da ⁠produtividade ​média nacional, com impulso de uma revisão em Mato Grosso, principal produtor.

(Por Roberto Samora; edição de Marta Nogueira)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.