Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Supercomputador do Japão mostra que umidade afeta disseminação aérea do coronavírus

Placeholder - loading - 18/02/2020 NEXU Science Communication/via REUTERS
18/02/2020 NEXU Science Communication/via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Rocky Swift

TÓQUIO (Reuters) - Um supercomputador japonês mostrou que a umidade pode ter um efeito grande na dispersão de partículas de vírus, sublinhando o risco acentuado de contágio de coronavírus em ambientes fechados e secos durante os meses de inverno.

A descoberta leva a crer que o uso de umidificadores pode ajudar a limitar as infecções quando a ventilação com janelas não é possível, de acordo com um estudo divulgado na terça-feira pela gigante de pesquisas Riken e pela Universidade de Kobe.

Os pesquisadores usaram o supercomputador Fugaku para simular a emissão e o fluxo de partículas semelhantes às de vírus de pessoas infectadas em uma variedade de ambientes fechados.

Uma umidade do ar inferior a 30% resultou em mais do que o dobro da quantidade de partículas transmitidas pelo ar quando comparada a níveis de 60% ou mais, mostraram as simulações.

O estudo também indicou que escudos faciais transparentes não são tão eficientes quanto máscaras para evitar a disseminação de aerossóis. Outras descobertas revelaram que frequentadores de restaurantes correm mais risco de pessoas ao lado do que daquelas na mesma mesa, e o número de cantores em corais deveria ser limitado e incluir distanciamento físico.

Entre especialista de saúde, é cada vez maior o consenso de que o vírus da Covid-19 pode se espalhar pelo ar. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) revisou sua diretriz neste mês e disse que o patógeno pode permanecer no ar durante horas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. supercomputador do japao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.