Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Suprema Corte dos EUA analisa nesta quarta tentativa de Trump de demitir Lisa Cook do Fed

Suprema Corte dos EUA analisa nesta quarta tentativa de Trump de demitir Lisa Cook do Fed

Reuters

21/01/2026

Placeholder - loading - Diretora do Fed Lisa Cook  03/11/2025. REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo
Diretora do Fed Lisa Cook 03/11/2025. REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo

Por Andrew Chung e John Kruzel

WASHINGTON, 21 ⁠Jan (Reuters) - A Suprema Corte dos Estados Unidos vai analisar nesta quarta-feira a tentativa sem precedentes do presidente Donald Trump de demitir a diretora do Federal Reserve Lisa Cook, em um caso que testa até onde os juízes podem estar dispostos a ir para preservar a independência do banco central.

O processo representa a mais recente disputa a chegar ao principal órgão judicial dos EUA envolvendo a visão abrangente de Trump sobre os poderes presidenciais desde que retornou ao cargo há 12 meses.

O governo de ​Trump solicitou à Suprema Corte, que tem uma ⁠maioria conservadora ⁠de 6 a 3, que suspenda a decisão de um juiz que impediu o presidente republicano de demitir Cook enquanto a contestação legal dela é levada adiante. Quando os juízes concordaram em outubro em ouvir o caso, eles deixaram Cook em seu emprego por enquanto.

Ao criar o ‌Fed, o Congresso aprovou uma lei que inclui disposições destinadas a isolar o ​banco central da interferência política, exigindo que ‌os diretores sejam removidos ​por um ​presidente apenas 'por justa causa', embora a lei não defina o termo nem estabeleça procedimentos para remoção.

A ação de Trump contra Cook é vista como o desafio mais importante ​à independência do Fed desde sua criação em 1913. Até agora, nenhum presidente havia tentado destituir uma autoridade do Fed.

Em setembro, a juíza distrital dos EUA Jia Cobb decidiu que a tentativa de Trump de destituir Cook sem aviso prévio ou audiência provavelmente violou seu direito ao devido processo legal de acordo com a Quinta Emenda da Constituição dos EUA. Cobb também concluiu que as alegações de fraude hipotecária não comprovadas que Trump citou para demitir Cook - as quais ela negou - provavelmente não eram uma causa legalmente suficiente para remover um diretor do Fed de acordo com a lei, observando que a suposta conduta ocorreu antes de ⁠ela ocupar o cargo no Fed.

O Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito do ‌Distrito de Columbia recusou o pedido ⁠de Trump para suspender a decisão de Cobb.

Cook classificou as alegações contra ela como um pretexto para demiti-la devido a diferenças na política monetária, já ‍que Trump pressiona o banco central a reduzir a taxa de juros e ataca o chair do Fed, Jerome ​Powell, ‌por não ter feito isso mais rapidamente.

(Reportagem adicional de Ann Saphir em San Francisco)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.