Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suprema Corte dos EUA avaliará contestação de acusação de obstrução em invasão ao Capitólio

Placeholder - loading - Explosão causada por munição policial é vista enquanto apoiadores do então presidente dos EUA, Donald Trump, atacam o Capitólio em Washington 06/01/2021 REUTERS/Leah Millis
Explosão causada por munição policial é vista enquanto apoiadores do então presidente dos EUA, Donald Trump, atacam o Capitólio em Washington 06/01/2021 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

Por John Kruzel

WASHINGTON (Reuters) - A Suprema Corte dos Estados Unidos concordou nesta quarta-feira em decidir se um homem envolvido no ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 pode ser acusado de obstrução de um processo oficial, um caso com implicações potenciais para o processo do ex-presidente Donald Trump.

O homem é uma das pelo menos 325 pessoas que enfrentam essa acusação por seus supostos papéis no ataque. É uma acusação que também foi apresentada contra o ex-presidente republicano no processo federal que o acusa de tentar reverter sua derrota eleitoral de 2020 para o presidente democrata Joe Biden.

Os juízes não disseram nada sobre a acusação de Trump ao concordar em aceitar o caso, mas especialistas jurídicos disseram que os advogados de Trump poderiam argumentar que a decisão do tribunal deveria atrasar o início do seu julgamento em Washington sobre acusações de subversão eleitoral, que deve começar em março.

Trump, o favorito à nomeação republicana em 2024 para desafiar Biden, enfrenta quatro processos criminais simultâneos. Mas o caso de Washington apresentado pelo procurador especial Jack Smith está programado para começar primeiro e é visto como o mais provável de ser resolvido antes das eleições de 5 de novembro.

O caso assumido nesta quarta-feira pelos juízes da Suprema Corte envolve o réu Joseph Fischer, que foi indiciado por sete acusações após a invasão de 6 de janeiro. Entre suas acusações está uma sob uma disposição da lei criminal federal para qualquer pessoa que 'corruptamente... obstrua, influencie e impeça qualquer processo oficial'.

Espera-se que a Suprema Corte ouça os argumentos do caso nos próximos meses e emita uma decisão até o final de junho.

Não ficou imediatamente claro como a ação da Suprema Corte nesta quarta-feira poderia afetar o caso de Trump. Seu advogado não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

(Reportagem de John Kruzel)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. suprema corte dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.