Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suspeita de desmatamento é uma coisa, desmatamento é outra, diz Bolsonaro

Placeholder - loading - Garimpo ilegal em área desmatada perto de Castelo dos Sonhos, no Pará 22/06/2013 REUTERS/Nacho Doce
Garimpo ilegal em área desmatada perto de Castelo dos Sonhos, no Pará 22/06/2013 REUTERS/Nacho Doce

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que o governo está analisando e compilando os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre desmatamento para que possam ser divulgados números exatos.

'Estamos analisando os dados do Inpe. O ministro Ricardo Salles, o ministro (Marcos) Pontes', disse Bolsonaro a jornalistas.

'Olha, suspeita de desmatamento é uma coisa, desmatamento é outra diferente', acrescentou. 'Os dados estão sendo compilados agora, está sendo feito, vai ser discutido com todo mundo para passar os números exatos.'

O presidente voltou a dizer que a divulgação de números errados sobre o desmatamento prejudicam o país.

No último dia 19, o presidente disse que os números divulgados pelo Inpe neste mês eram 'mentirosos' e chegou a insinuar que o presidente do instituto poderia estar 'a serviço de alguma ONG'. [nL2N24K0ON]

Desde então ele tem insistido que os dados de desmatamento não podem ser divulgados sem passar antes por autoridades de primeiro escalão do governo. [nL2N24N1KA]

Mais tarde, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, disse que uma reunião de técnicos do Inpe com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, havia acabado há pouco e que não seria possível a divulgação de dados ainda nesta quarta-feira.

Ele ressaltou, no entanto, que os dados 'vão justificar o posicionamento' de Bolsonaro.

'São dados, até o momento, das informações que nós temos, que vão justificar o posicionamento do senhor presidente no sentido de que o que é dito, por meio de um programa específico, na verdade não se confirma naquele que efetivamente é utilizado pelo ministério', disse Rêgo Barros, acrescentando, porém, que seria preciso aguardar informações mais precisas.

Em entrevista coletiva, Salles não respondeu diretamente se o desmatamento estava aumentando este ano, repetindo que isso vem ocorrendo nos últimos oito anos.

O ministro salientou que o sistema Deter, do Inpe, deve ser usado apenas para alertar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e não para comparações mensais de desmatamento.

FUX

Bolsonaro também comentou, em entrevista a jornalistas, encontro que teria com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Palácio do Planalto, e recorreu mais uma vez a suas tradicionais analogias com namoro e casamento.

'É o futuro presidente do Supremo. Tenho que começar a namorá-lo a partir de agora', disse.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. suspeita de desmatamento e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.