Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: 46 anos atrás a lendária discoteca Studio 54 era inaugurada em Nova York

Na década de 70, o local foi palco para grandes encontros de astros

Placeholder - loading - 46 anos atrás o Studio 54 era inaugurado em Nova York.Divulgação
46 anos atrás o Studio 54 era inaugurado em Nova York.Divulgação

Publicada em  

Luz, câmera, DISCO! Hoje, vamos viajar no tempo, para o dia 26 de abril de 1977. Uma multidão estava aguardando do lado de fora na 254 West 54th Street em Manhattan, Nova York. No endereço, todas aquelas pessoas esperavam a sorte e o destino de serem escolhidos para entrar naquela que se tornaria a boate mais famosa do mundo: o Studio 54 estava abrindo suas portas pela primeira vez naquela noite.

Diana Ross na cabine do DJ em 1980.Divulgção
Toque para aumentar

O final da década de 70 foi um período em que o Rock, em geral, estava chato e os Estados Unidos estavam passando por diversas questões políticas e econômicas- como recessão e o recente fim da guerra do Vietnã. Nada ia muito bem para os norte-americanos. Somando esses fatores ao lado do início da música mecanizada, com sintetizadores, levaram ao surgimento da música Disco. O novo ritmo musical teve como sua principal representante, além do filme Os Embalos de Sábado a Noite, a discoteca Studio 54.

Essa casa de festa tinha suas peculiaridades. Tinha por princípio só deixar entrar pessoas em que os donos achavam chiques, únicos, bem-vestidos ou famosos. O critério, bastante aleatório, que se dava na portaria não abria exceção para ninguém. Não tinha convites antecipados, grana ou qualquer tipo de “agrado” à equipe da portaria. Enfim, só entrava no local quem “eles” achassem uma figura diferencial.

Michael Jackson e Elton John na discoteca em 1978.Divulgção
Toque para aumentar

Uma mulher, Carmen D’Alessio, estava por trás de toda a ideia de transformar o Studio 54 em um centro de diversão e encontro para celebridades. Ela era amiga íntima de figuras como Andy Warhol, Bianca Jagger e Truman Capote, entre muitos outros. Seu plano era único para a época: criar um lugar onde as pessoas podiam ser livres para se divertir. E de fato, se tornou um grande ponto de encontro de grandes nomes.

Contudo, como já foi dito, ser famoso não era tudo que definia se a pessoa conseguia entrar ou não. Há uma famosa história em que na noite em que o nosso rei do futebol, Pelé, entrou na casa- com honras de majestade- o Mick Jagger foi barrado. O jogador, que na época tinha entrado no Cosmos de NY, foi considerado um dos personagens mais ilustres do 54.

Grandes episódios como esse alimentavam o folclore da boate e nunca foram um fator desestimulante para nenhum dos grandes astros. Na verdade, a tentativa de entrar no místico local, fazia parte da aventura.

Barbra Streisand com seu casaco de pelo, entrando na festa em 1977.Divulgção
Toque para aumentar

Em relação à música, o Studio 54 não era inovador. Ao contrário, lá a conversa era somente os sucessos. E os DJs, que só tocavam os grandes hits dançáveis da época, se tornaram os grandes ícones do espaço. Artistas como Donna Summer, Earth, Wind & Fire, Village People, James Brown, Grace Jones, Diana Ross, Gloria Gaynor, entre outros clássicos do gênero, tocavam em loop.

O ‘jardim de celebridades’ já teve a presença de Stevie Wonder, David Bowie, George Michael, Olivia Newton-John, Cher, Michael Jackson, Barbra Streisand, Rod Stewart, Elton John, Dolly Parton, Frank Sinatra e Tina Turner. Estes foram só alguns nomes, além de todos os nomes já mencionados no decorrer da matéria.

O Studio 54 reinou o cenário das noites novaiorquinas até o seu encerramento em fevereiro de 1980. A festa final chamou-se ‘The End of Modern-day Gomorrah’ (o fim da Gomorra dos tempos modernos). Sempre com brincadeiras excêntricas, o Studio é reconhecido até hoje com um grande centro de libertação da moda, modo (de agir) e música.

Veja também:

PEÇAS RARAS DE FREDDIE MERCURY SERÃO EXIBIDAS ANTES DE LEILÃO

MILEY CYRUS PREVISTA PARA SER LÍDER DE INDICAÇÃO DO GRAMMY 2024

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt 46 anos atras a lendaria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.