Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT da Antena 1: Spice Girls, donas do hit Wannabe

Relembre a carreira e descubra curiosidades sobre a girlband britânica mais famosa de todos os tempos

Placeholder - loading - Spice Girls - GETTY IMAGES
Spice Girls - GETTY IMAGES

Publicada em  

Spice Girls é uma girlband britânica que ganhou as paradas globais no fim da década de 1990. As músicas dançantes e o rótulo “Girl Power” perpetuado pelas cinco integrantes do grupo, em uma época dominada por boybands, fez delas um sucesso tão grande que foram reconhecidas como “a versão feminina dos Beatles”.

Segundo o jornalista David Sinclair, as Spice Girls "eram o grupo de indivíduos mais reconhecido desde John [Lennon], Paul [McCartney], George [Harrison] e Ringo [Starr]".

O grupo formado por Melanie Brown, conhecida pelo seu apelido, Scary Spice; Melanie Chisholm, a Sporty Spice; Emma Bunton, a Baby Spice; Geri Halliwell, a Ginger Spice e Victoria Beckham, a Posh Spice, foi criado em 1994 a paritr de uma audição anunciada na revista britânica "The Stage". Perto de 400 mulheres compareceram, entre elas as integrantes da banda.

A carreira das Spice Girls

Em 1995 as Spice Girls assinaram um contrato com a gravadora Virgin Records, propriedade do Universal Music Group. Em 1996, a banda lançou seu primeiro single, Wannabe, e o vídeo da música foi um sucesso instantâneo, sendo transmitido até setenta vezes por semana e alcançando o topo das paradas em 37 países, tornando-se o single mais vendido por um grupo feminino. Assista abaixo:


Seguindo o sucesso da primeira música, as próximas fizeram das Spice Girls donas de três das cinco músicas mais vendidas do ano: "Say You Be There" permaneceu no topo por duas semanas, "2 Become 1" foi o single mais vendido do ano, com 462.000 cópias compradas apenas em sua primeira semana.


Ao fim de 1996 a banda lançou seu álbum de estreia: Spice, que foi o álbum mais vendido de todos os tempos por um grupo feminino. O sucesso foi tão grande que mais de 28 milhões de cópias foram vendidas no mundo todo, tornando as Spice Girls a banda britânica com a maior venda de álbum desde os The Beatles.

O efeito causado por Spice foi comparado à Beatlemania - intensa exaltação dos fãs dos Beatles - e chamado de “Spicemania”, pela imprensa.

Em 1997 foi lançado o álbum Spiceworld, que vendeu sete milhões de cópias em duas semanas, batendo o recorde de coletânea que vendeu mais rapidamente. Logo no ano seguinte, a banda foi premiada pelo sucesso internacional no Brit Awards de 1998, com um total de 45 milhões de cópias de álbuns e singles vendidos.

Em maio de 1998, Halliwell anunciou que não faria mais parte das Spice Girls e , ao final do mesmo ano, foi lançada a primeira música sem a Ginger Spice, Goodbye.


Após um hiato, o ano de 2000 trouxe o terceiro e último álbum de estúdio da girlband, Forever, que não foi tão bem sucedido quanto os outros dois, e em dezembro do mesmo ano, as Spice Girls anunciaram uma pausa indefinida para que pudessem se concentrar nas carreiras solo.

Em 2018, porém, o grupo anunciou seu retorno e em 2021 lançarão um novo álbum com músicas inéditas: Wannabe 25, em comemoração aos 25 anos do single.

Curiosidades sobre as Spice Girls

  • As Spice Girls foram criadas para competir com boybands: muitos pensam que as integrantes se conheciam desde pequenas, mas na verdade o grupo foi reunido em 1994 através de uma audição para uma banda pop exclusivamente feminina anunciada na revista "The Stage". Perto de 400 mulheres foram, entre elas as integrantes da banda.
  • Inicialmente, o nome da banda era Touch, mas uma das músicas que elas gravaram, "Sugar and Spice", deu a inspiração à Halliwell, que deu a ideia para o novo nome: Spice, que foi mudado para Spice Girls, pois um rapper da época já utilizava o nome.
  • Emma Bunton foi a última a entrar no grupo, substituindo Michelle Stephenson.
  • A banda realizou um show para a realeza britânica, no qual violaram o protocolo real quando Brown e Halliwell deram beijos nas bochechas do príncipe Charles e beliscaram seu traseiro.
  • Os nomes artísticos das meninas - Scary Spice, Sporty Spice, Baby Spice, Ginger Spice e Posh Spice - não foram invenção delas, mas do editor da revista britânica "Top of the Pops", o Peter Loraine, que se baseou na personalidade de cada integrante.
  • Em 1997, as meninas conheceram Nelson Mandela, na época presidente da África do Sul, que declarou: "São minhas heroínas. Sem querer ser emotivo, mas este é um dos melhores momentos da minha vida".
  • Em 2014, foi feito um estudo conduzido pela Universidade de Amsterdã, em parceria com o Museu da Ciência e da Indústria de Manchester, na Inglaterra, "Wannabe" como a música mais chiclete dos últimos 70 anos.

Veja também :

Spice Girls e Universal Music Group anunciam nova parceria

Spice Girls: Melanie C fala sobre reunião do conjunto

Escrito por Fatime Ghandour

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt da antena 1 spice girls …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.