Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    #TBT: Há 44 anos "Rumours", de Fleetwood Mac alcançava as paradas mundiais

    O álbum responsável por levar a banda ao mundo até os dias atuais

    Placeholder - loading - Os integrantes da banda "Fleetwood Mac" em fundo branco. - Photoshoot
    Os integrantes da banda "Fleetwood Mac" em fundo branco. - Photoshoot

    Publicada em  

    Àqueles que não conhecem muito bem a banda, você pode até achar que não, mas com toda certeza já escutou alguns dos hinos deles e não sabia quem era responsável pelos versos. Mesmo nos dias de hoje, uma de suas músicas teve seu comeback por via das plataformas digitais e certamente ao ouvi-la, dirá: "eu conheço e adoro essa música!".

    Então, nada mais justo do que o nosso TBT de hoje ser de ninguém menos que Fleetwood Mac com seu álbum “Rumors “ que exatamente há 44 anos chegava ao topo da parada britânica e explodia no mundo

    .

    Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 44 anos "Rumours", de Fleetwood Mac alcançava as paradas mundiais" #1
    Toque para aumentar

    Fleetwood Mac é uma banda de rock que nasceu na cidade de Londres na Inglaterra na década de 60, mais precisamente em 67. Ao longo dos anos em atividade até o momento presente, eles contam com mais de 50 anos de carreira, se tornando um dos maiores nomes da música internacional e bandas do ritmo.

    Com um número de conquistas imensurável, algumas das de maiores importância que podemos citar de início foi sua ligação com o hall da fama do rock and roll em 1998 feita por alguns integrantes da banda naquele momento, e a premiação de contribuição na história da indústria musical ao grupo pelo Brit Awards recentemente em 2018.


    Ao longo de sua existência, o grupo teve diversas mudanças no seu quadro de integrantes, chegando à soma de 17 membros diferentes que já fizeram ou fazem parte da banda. Dentre eles, apenas Mick Fleetwood e John Mcvie sempre estiveram presentes nas atividades da banda.

    Juntos, na companhia de Christine McVie, Lindsey Buckingham e Stevie Nicks, foi construída a mais famosa e poderosa formação do grupo, que curiosamente, também foram os artistas que estiveram por trás das gravações de “Rumours” em paralelo às suas vivências, conflitos e questões pessoais.

    Leia também: Playlist Antena1: as 10 melhores músicas do Fleetwood Mac

    “Rumours” foi o 11º (décimo primeiro) álbum de estúdio da banda gravado em 1976 e produzido pela banda na companhia de Ken Caillat e Richard Dashut. No ano seguinte, o disco foi lançado pela gravadora Warner Bros, que dispensou qualquer tipo de apresentação ou comentário.

    Logo, não foi de se surpreender que ele alcançasse as maiores paradas do mundo, e sim, foi o que aconteceu. “Rumours” alcançou a Billboard e também a UK Albums Chart daquele ano. Além disso, a obra foi tão aclamada pelo público e pela crítica que levou para casa também o prêmio do Grammy de Álbum do ano após ser indicado na categoria.

    A produção claramente foi um dos maiores feitos do grupo, lhe retornando diversos prêmios, muito reconhecimento e deixando sua marca na música britânica. Assim, os artistas transformaram a si mesmos como a banda em super rock stars.





    Conheça a Tracklist do disco:

    1. Second Hand News
    2. Dreams
    3. Never Going Back Again
    4. Don’t Stop
    5. Go Your Own Way
    6. Songbird
    7. The Chain
    8. You Make Loving Fun
    9. I Don’t Want To Know
    10. Oh Daddy
    11. Gold Dust Woman

    Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 44 anos "Rumours", de Fleetwood Mac alcançava as paradas mundiais" #2
    Toque para aumentar

    É notável como mesmo pertencendo ao rock o disco super dialoga com o pop devido a sua influência na época, a maioria das faixas foram produzidas na presença de instrumentos acústicos como elétricos. Uma dificuldade daquela época eram as edições e mixagens das canções, que não aconteciam com tamanha rapidez e facilidade como acontece atualmente, logo, esse processo infelizmente atrasou a estreia do disco, sendo finalizado apenas no início de 97. Assim que lançado, estrategicamente a banda se quer esperou para sair em turnê a fim de promovê-lo e os resultados disso refletem até hoje.

    No decorrer dos anos, a obra se tornou o maior disco da banda, e é considerado pela crítica como um dos melhores álbuns da década de 70 como do mundo. De certo modo, muito dessas honrosas posições são resultado tanto do apoio do público e fãs que faz com que o disco ocupe as primeiras posições dos rankings, como da qualidade das músicas que não deixa faltar harmonia entre as interações dos vocalistas com os versos e batidas.

    Através dele, Fleetwood Mac conseguiu eternizar sua influência em apenas um trabalho. Até aquele momento, a curiosa banda londrina não tinha uma visibilidade tão grande além de suas consecutivas posições nas paradas. Foi a partir de “Rumours” que foram considerados como uma das maiores bandas do mundo e seu sucesso foi cada vez mais em disparada.

    Curiosamente, no primeiro ano da pandemia em 2020, algo que pouquíssimas pessoas poderiam esperar aconteceu. Com a explosão da plataforma TikTok, uma das músicas do álbum, “Dreams”, virou trend e milhares de pessoas começaram a escutar e utilizar a música em seus vídeos, gerando um singular comeback.

    Depois de quatro décadas, a música voltou ao a entrar na parada Billboard Hot 100 por conta de um dos usuários que publicou um vídeo andando de skate e curitndo um suco de uva ao som da canção, o que rapidamente promoveu que outras pessoas na plataforma começassem a gravar com a canção também.

    Caso você não esteja lembrado desse marco, eis aqui a pérola musical da década de 70 que ressurgiu ano retrasado. Escute sem moderação:

    Aos fãs da banda e da canção, também produzimos um Letra e Tradução deste hino para cantarmos e acompanhar os versos da música. Confira aqui embaixo:



    O retorno foi tão grande que até mesmo Stevie Nicks e Mick Fleetwood da própria banda participaram do challenge “Dreams”.

    A partir daí o vídeo feliz viralizou pela internet, resultando em um aumento nas vendas e fluxos para a música, e um novo caminhão cheio de Ocean Spray para Apodaca. Até mesmo Stevie Nicks e Mick Fleetwood do próprio Fleetwood Mac entraram na diversão do Desafio “Dreams”.

    Agora, a Billboard relatou o quão impactante o vídeo realmente foi. Na parada Billboard Hot 100 datada de 17 de outubro, a música chegou na 21ª posição, marcando sua primeira aparição na parada desde 20 de agosto de 1977. O 21º lugar também marca a melhor colocação do Fleetwood Mac no geral desde 20 de fevereiro de 1988, quando “Everywhere” ficou em 17º lugar.

    Até mesmo a Billboard informou quão grande foi o impacto do vídeo do tiktoker no comeback da canção, como também do álbum que rapidamente subiu da posição 27ª (vigésima sétima) em que estava para a 13ª (décima terceira) ao vender milhares de unidades.

    Com esse recente feito, a banda denota quão grande é e será para sempre na música mundial. Um grupo que ao longo de anos e desafios, continuou a produzir álbuns, canções, shows que marcaram gerações e mesmo nos dias de hoje impacta os jovens e o mundo mais uma vez com pelo seu tamanho.

    Veja também:

    The Beatles: Novo documentário na HBO Max mostra a banda na Índia

    Dj Avicii: Ganha museu em sua homenagem após 4 anos de falecimento




    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. tbt ha 44 anos rumours de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.