Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Há 54 anos acontecia o Festival de Cultura do Harlem

Em 1969, o evento reuniu a nata da música negra norte-americana

Placeholder - loading - Há 54 anos acontecia o Festival de Cultura do Harlem.Divulgação
Há 54 anos acontecia o Festival de Cultura do Harlem.Divulgação

Publicada em  

No dia em que o homem deu o primeiro passo na lua, o mundo inteiro estava ligado na TV, vendo Neil Armstrong fazer história. Mas, enquanto isso, havia uma outra revolução acontecendo - Só que essa não foi televisionada. Mais de 50 mil pessoas estavam reunidas no Parque Mount Morris, localizado no bairro do Harlem, em Nova Iorque, para celebrar a cultura negra. Mais especificamente, o Festival de Cultura do Harlem.

Para quem não conhece, esse foi um dos festivais mais marcantes da década de 60 nos Estados Unidos. E, ele pode até ser comparado com o Woodstock em sua importância cultural.

Festival de Cultura do Harlem.Divulgação
Toque para aumentar

Aliás, tanto o Woodstock quanto o Festival de Cultura do Harlem aconteceram no mesmo ano, quase no mesmo mês. No verão de 1969, a uma distância de apenas 160 quilômetros um do outro. Mas, esses dois festivais estão longe de serem “imitações” um do outro. Apesar das comparações, as propostas eram bem diferentes.

O Festival do Harlem durou quase dois meses, começando no dia 29 de junho de 1969, no parque Mount Morris, no meio do bairro. O Woodstock durou três dias e aconteceu numa fazenda descampada no interior de Nova Iorque.

Quando olhamos para as plateias de um e do outro também é possível ver algumas diferenças bem marcantes. Enquanto no Woodstock a maioria do público era formada por jovens estudantes hippies, no Harlem o público era mais diversificado.

O evento musical contou com 24 atrações. Entre elas, artistas como Nina Simone, Stevie Wonder, Gladys Knight, B.B.King e Mahalia Jackson. Com uma plateia de pessoas de todas as idades, os shows foram gigantes, atraindo cerca de 300 mil pessoas.

Stevie Wonder no festival do Harlem.Divulgação
Toque para aumentar

A luta pelos direitos civis sempre esteve atrelada à música. E o bairro do Harlem, povoado principalmente por negros e latinos foi palco de grandes movimentos de expressão cultural. No período da década de 60, toda essa atmosfera de desejo de mudanças sociais era um ambiente propício para o surgimento de um festival de música. E foi exatamente isso que os organizadores buscaram.

O evento foi idealizado e produzido pelo cantor Tony Lawrence. O seu propósito era impulsionar a luta por justiça social. Diversas questões sobre racismo foram abordadas, especialmente as relacionadas a Guerra do Vietnã e também aos assassinatos de grandes ativistas, como Martin Luther King e Malcolm X, além dos irmãos Kennedy. Na época, um produtor de TV chamado Hal Tulchin tentou levar o projeto para a TV, mas nenhuma emissora se interessou pelo evento.

Embora o festival do Harlem tenha sido filmado por mais de 40 horas, as fitas das gravações ficaram esquecidas em um galpão por 50 anos. O material ressurgiu recentemente num documentário chamado “Summer of Soul”. Agora que o acesso ao espetáculo já foi concedido, é possível apreciar a sua variedade incrível de apresentações de jazz, soul, gospel, blues e música latina da melhor qualidade.

No palco, um momento marcante foi quando Nina Simone fez discursos que instigaram reflexões importantes sobre a resistência e luta do povo negro, além de cantar sucessos como "To Be Young, Gifted & Black", “Backlash Blues” e “Ain't Got No/ I've Got Life”.

Nina Simone no Festival do Harlem.Divulgação
Toque para aumentar

Outra apresentação memorável foi a do conjunto Sly & The Family Stone. Eles fizeram história naquele dia. Anos mais tarde, essa banda se tornaria uma das maiores influências estéticas para ninguém menos do que Prince.

Sly & The Family Stone no Festival do Harlem.Divulgação
Toque para aumentar

Se para grande parte do planeta o herói em evidência naquele momento era Neil Armstrong, dando o seu primeiro passo na Lua, no Harlem era outro quem inspirava as pessoas. Um jovem cego de apenas 19 anos, chamado Stevie Wonder.

Naquele palco, Stevie e outros artistas cantaram e tocaram com virtuosidade, e evidenciaram as batalhas que tiveram que enfrentar por conta dos preconceitos da época. E, assim foi o Festival de Cultura do Harlem.

Veja também:

TRIBUTO DE ELTON JOHN A GEORGE MICHAEL EM TURNÊ DE DESPEDIDA

BARRY GIBB E DIONNE WARWICK SÃO NOMEADOS PARA O KENNEDY CENTER HONORS 2023

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 54 anos acontecia o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.