Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Há 68 anos, Elvis Presley lançava o single “That’s All Right”

Relembre o lançamento de um dos primeiros hinos do rock

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Elvis Presley em fundo bege para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Elvis Presley em fundo bege para photoshoot.

Publicada em  

É fato que Elvis Presley, o "Rei do Rock", como o próprio nome já diz, foi um dos artistas pioneiros e mais influentes do rock. Há quase 7 décadas, um dos seus primeiros singles de sucesso, "That 's All Right”, era lançado, sendo considerado um grande marco para a história da música.

Vale destacar que muitos até dizem e concordam que a obra "é uma convincente candidata ao marco zero do rock 'n' roll".

Versão original

A canção foi originalmente escrita e interpretada em 6 de setembro de 1946, no estado de Chicago, pelo cantor norte-americano de blues Arthur Crudup. A primeira versão foi lançada como single no ano de 1947 com a identificação RCA Victor 20–2205, mas teve menos sucesso do que algumas de suas gravações anteriores.

Um dos especialistas que consideram a gravação de Arthur como a "primeira música de rock and roll" é Joseph Burns, historiador do rock da Southeastern Louisiana University, que acrescenta que "esta música pode conter o primeiro solo de guitarra".

Na mesma sessão, o cantor gravou uma música quase idêntica, porém com letras diferentes, intitulada "I Don't Know It", que também foi lançada como single RCA Victor 20-2307. Alguns anos depois, em março de 1949, a música foi relançada sob o título "That 's All Right, Mama" (RCA Victor 50-0000).

Relembre a versão original:




Versão Elvis Presley

A versão de Elvis Presley foi gravada no dia 5 de julho de 1954, enquanto o artista começou a tocar no estúdio de Sam Phillips, e apresentou a música com algumas alterações, sendo mais rápida que a original, ou seja, a sua versão não era idêntica à de Crudup, pois é considerada "pelo menos duas vezes mais rápida que a original".

Naquela noite, Elvis estava no violão, Scotty Moore na guitarra e Bill Black no contrabaixo para gravar outros projetos. Entretanto, durante um dos intervalos, o cantor começou a improvisar uma interpretação da música de Arthur Crudup, e não demorou muito para Black juntar-se no baixo, e logo a dupla estava acompanhando a guitarra de Moore. O produtor Sam Phillips, que estava presente no momento, gostou bastante do resultado e pediu aos três que começassem de novo para gravá-los.

Um fato curioso é que por ter sido o dia de gravação de um dos primeiros hinos do rock, o dia 5 de julho foi cotado para ser o “Dia Mundial do Rock”. Inclusive, nesse mesmo dia, anos depois, foi a chegada dos Beatles aos EUA. O grupo se apresentou no Ed Sullivan Show e conquistou todo o mundo. A banda apresentou várias músicas, além de interagir com o público.

LEIA TAMBÉM: DIA DO ROCK: COMO NASCEU A DATA

O single foi produzido como se fosse uma performance "ao vivo", com todas as partes feitas ao mesmo tempo e gravadas em uma única faixa. Vale lembrar que essa versão tem letras diferentes da original. Na noite seguinte, o trio finalizou a gravação e em um estilo similar também produziram a faixa "Blue Moon of Kentucky", que posteriormente se tornou lado B.

imagem do disco da primeira versão da música de Elvis Presley
Toque para aumentar

"That 's All Right" foi lançada oficialmente no dia 19 de julho de 1954, vendendo inicialmente cerca de 20 mil cópias. Entretanto, naquela época, o número não foi suficiente para ser divulgado e tocado nacionalmente, mesmo assim o single alcançou o nº 4 nas paradas locais da cidade de Memphis.

Não demorou muito para o desempenho comercial atingir o seu auge. Quando o compacto finalizado chegou às principais lojas norte-americanas, a primeira tiragem de 7 mil cópias se esgotou rapidamente e a gravadora teve de fazer uma nova remessa para dar conta de toda a demanda.

Reedição

Em julho de 2004, exatamente 50 anos após o primeiro lançamento de Presley, a obra foi divulgada como CD single em diversos países, fazendo com que entrasse na respeitada parada britânica UK Singles Chart na 3ª posição. Além disso, se tornou um sucesso fora do Reino Unido, chegando à 31ª na Austrália, 33ª na Irlanda e 47ª na Suécia.

Relembre o hit:




Confira também a letra original de “That’s All Right” :


Well, that's all right, mama

That's all right for you

That's all right mama, just anyway you do

Well, that's all right, that's all right

That's all right now mama, anyway you do


Bem, está tudo bem, mamãe

Está tudo bem para você

Está tudo bem mamãe, de qualquer maneira você faz

Bem, está tudo bem, está tudo bem

Está tudo bem agora mamãe, de qualquer maneira você faz


Mama she done told me

Papa done told me too

'Son, that gal you're foolin' with

She ain't no good for you'

But, that's all right, that's all right

That's all right now mama, anyway you do


Mama ela me disse

Papa me disse também

'Filho, aquela garota com quem você está brincando

Ela não é boa para você'

Mas, tudo bem, tudo bem

Está tudo bem agora mamãe, de qualquer maneira você faz


I'm leaving town, baby

I'm leaving town for sure

Well, then you won't be bothered with

Me hanging 'round your door

Well, that's all right, that's all right

That's all right now mama, anyway you do


Estou saindo da cidade baby

Estou saindo da cidade com certeza

Bem, então você não vai se incomodar comigo

Pendurado na sua porta

Bem, está tudo bem, está tudo bem

Está tudo bem agora mamãe, de qualquer maneira você faz


Veja também:

EURYTHMICS: HÁ 37 ANOS CHEGOU AO TOPO DAS PARADAS COM “THERE MUST BE AN ANGEL”

DUA LIPA REVELA QUE ESTÁ TRABALHANDO EM NOVO ÁLBUM

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 68 anos elvis presley …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.