Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: "Thriller", o 6º Álbum de Estúdio de Michael Jackson, é Lançado

Relembre a fascinante jornada da obra que fez história

Placeholder - loading - TBT: "Thriller", o 6º Álbum de Estúdio de Michael Jackson, é Lançado.Divulgação
TBT: "Thriller", o 6º Álbum de Estúdio de Michael Jackson, é Lançado.Divulgação

Publicada em  

No início de 1984, durante a convenção da CBS Records no Havaí, os executivos da Epic Records destacaram o sucesso contínuo de "Thriller" de Michael Jackson ao apresentar sua lista de próximos lançamentos. Ao mostrar imagens de caminhões, anunciaram com entusiasmo: "Lá se vai outro carregamento de álbuns 'Thriller'!".

Embora os caminhões não saíssem do armazém a cada poucos minutos, "Thriller" continuava a superar expectativas mais de um ano após seu lançamento em 30 de novembro de 1982, vendendo mais de 1 milhão de cópias por mês apenas nos Estados Unidos.

De acordo com a RIAA, "Thriller" é certificado 28 vezes como disco de platina e permanece como o álbum de estúdio mais vendido nos Estados Unidos, com estimativas de vendas internacionais superiores a 50 milhões de cópias.

Mas o sucesso do álbum não se limitou às vendas. À medida que Jackson avançava na história da música, ele transformou a maneira como a indústria musical promovia superestrelas. "Thriller" estabeleceu uma nova referência para sucessos de bilheteria, influenciando a promoção e comercialização de lançamentos. Além disso, impactou a MTV, derrubando barreiras raciais e elevando o padrão de qualidade dos vídeos musicais.

A MTV não foi a única exposição na TV que mudou o curso da carreira de Jackson. Em 16 de maio de 1983, a NBC transmitiu “Motown 25: Yesterday, Today, Forever”, e Jackson apresentou uma versão icônica de “Billie Jean” e revelou sua luva de lantejoulas e o moonwalk inspirado em James Brown. No dia seguinte, a apresentação não só rendeu elogios de Fred Astaire, mas também gerou grande repercussão. “Isso foi impressionante”, lembra Dieter Weisner, empresário do Rei do Pop. “Todo mundo esquece que todos aqueles gigantes e lendas da Motown estavam no show. No dia seguinte, tudo o que se falava era de Michael”.

Desde o início, a Epic planejava fazer jus ao seu nome, tornando "Thriller" o primeiro grande lançamento mundial. O álbum foi trabalhado por quase dois anos, em vez dos habituais seis a oito meses, e lançou sete singles nas rádios, mais que o dobro do número normal. E o Michael não só conquistou todos com sua voz única, mas inovou com tantos elementos revolucionários, que forçou os artistas pop a sempre buscarem quebrar barreiras e reformularem a visão sobre música.

Além disso, por trás dessa produção monumental estavam gigantes da música, como Quincy Jones e membros da banda Toto, desempenhando papéis cruciais. Essas colaborações influenciaram na criação de hits como 'Human Nature', composta por Steve Porcaro do Toto, e na magistral produção de Quincy Jones em todas as faixas.

Além disso, o ex-tecladista do Heatwave, Rod Temperton, trouxe a música “Starlight Love” para Jones e em dezembro de 1981, ele começou a produzir as bases, que evoluiu para a icônica canção “Thriller”. Depois Jackson foi levado para Tucson, Arizona, para gravar o dueto “The Girl Is Mine” com Paul McCartney. “Michael e eu só queríamos trabalhar com Paul, que eu conhecia há anos”, lembra o produtor.

O trabalho se intensificou em agosto de 1982. Jackson escreveu várias músicas, incluindo “Beat It”, “Billie Jean” e “Wanna Be Startin' Somethin'”. Uma história fascinante envolve esta última faixa mencionada foi que Quincy convidou o percussionista brasileiro Paulinho da Costa para adicionar uma batida dançante. E no final, para um toque especial, acrescentou uma cuíca na música, encantando tanto Quincy quanto Michael. Outra faixa que teve um toque especial foi quando, em busca de transcender, “Beat It” surgiu com Eddie Van Halen para criar uma sonoridade rock'n'roll negra, influenciada pelo sucesso de “My Sharona” do The Knack.

Após o sucesso inicial, “Thriller” passou 122 semanas na Billboard 200, marcando um dos maiores períodos de prosperidade da Epic. Dada a mudança nas vendas de álbuns, o crescimento dos downloads digitais e a ausência de um sucessor evidente para Jackson, é improvável que outro álbum domine o cenário musical e cultural como “Thriller” fez.


Veja também:

SURPRESA EM BRASÍLIA: PAUL MCCARTNEY REALIZA SHOW EXTRA NO CLUBE DO CHORO

ANTENA 1 TE DÁ UMA ALEXA DE NATAL  


Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt thriller o 6 album de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.