Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Temores de vírus Nipah provocam controles em aeroportos da Ásia após Índia confirmar dois casos

Temores de vírus Nipah provocam controles em aeroportos da Ásia após Índia confirmar dois casos

Reuters

28/01/2026

Placeholder - loading - Autoridades sanitárias aeroportuárias monitoram passageiros no Aeroporto de Suvarnabhumim, na Tailândia  25/1/2026    Divulgação via REUTERS
Autoridades sanitárias aeroportuárias monitoram passageiros no Aeroporto de Suvarnabhumim, na Tailândia 25/1/2026 Divulgação via REUTERS

Por Rishika Sadam e Jatindra Dash

NOVA DÉLHI/BANGCOC/CINGAPURA, 28 ⁠Jan (Reuters) - Autoridades de Cingapura, Hong Kong, Tailândia e Malásia tomaram medidas urgentes para impedir que o vírus Nipah, altamente letal e propenso a epidemias, se espalhe para além da Índia, implementando verificações de temperatura nos aeroportos e outras medidas de triagem.

O Nipah é classificado como um patógeno prioritário pela Organização Mundial da Saúde devido à sua capacidade de desencadear surtos rápidos, à sua taxa de fatalidade de 40% a 70% e ao fato de não haver cura ou vacina aprovada.

Duas infecções foram confirmadas na Índia no final de dezembro.

O vírus, transmitido por morcegos frugívoros e animais como porcos, pode causar uma febre mortal com inchaço ​cerebral em humanos e também pode se espalhar diretamente ⁠de pessoa ⁠para pessoa por meio de contato próximo. Diversas vacinas estão em desenvolvimento, mas ainda em fase de testes.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE INDIANOS INFECTADOS

As duas pessoas infectadas no Estado de Bengala Ocidental, no leste da Índia, no final de dezembro, eram profissionais de saúde e ambas estão em tratamento em um hospital local, disse uma autoridade de saúde do distrito à Reuters.

As ‌autoridades identificaram e rastrearam 196 contatos ligados aos dois casos, sendo que nenhum apresentou sintomas e ​todos testaram negativo para o vírus, informou o Ministério ‌da Saúde da Índia em ​um ​comunicado na noite de terça-feira.

'Números especulativos e incorretos sobre os casos da doença do vírus Nipah estão sendo divulgados', disse o comunicado. 'Vigilância reforçada, testes laboratoriais e investigações de campo foram realizados... o que garantiu a contenção ​oportuna dos casos.'

Os relatos das infecções colocaram as autoridades em alerta nas nações vizinhas do sudeste asiático, bem como no Nepal e em Hong Kong.

A Agência de Doenças Transmissíveis de Cingapura afirmou na quarta-feira que estabelecerá uma triagem de temperatura em seu aeroporto para voos que chegam de áreas afetadas pelas infecções na Índia.

No início desta semana, a Tailândia reforçou as medidas de triagem nos aeroportos, e a vizinha Malásia seguiu o exemplo.

NIPAH NÃO É NOVO NA ÍNDIA

O Nipah foi identificado pela primeira vez em 1998, durante um surto entre criadores de porcos na Malásia e em Cingapura, embora os cientistas acreditem que ele tenha circulado em raposas voadoras por milênios e alertem que uma cepa mutante e altamente transmissível poderia surgir dos morcegos.

A Índia registra regularmente infecções esporádicas, principalmente no Estado de Kerala, no ⁠sul do país, considerado uma das regiões de maior risco do mundo para surtos de Nipah. O vírus ‌foi associado à morte de dezenas de pessoas ⁠em Kerala desde que apareceu pela primeira vez em 2018.

Os casos de Bengala Ocidental são os primeiros do Estado em quase duas décadas, após cinco infecções fatais em 2007, informou a mídia ‍local.

(Reportagem de Rishika Sadam em Hyderabad e Jatindra Dash em Bhubaneswar, Índia, Panarat Thepgumpanat e Chayut Setboonsarng em Bangcoc, Jun iuan Yong em ​Cingapura, ‌Julie Zhu em Hong Kong, Qiaoyi Li, Yukun Zhang e Ryan Woo em Pequim, Gopal Sharma em Katmandu)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.