Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Tempestade deixa 6 mortos na Grécia e premiê adia discurso para focar em resgates

Tempestade deixa 6 mortos na Grécia e premiê adia discurso para focar em resgates

Reuters

08/09/2023

Placeholder - loading - Moradores usam bote inflável para deixar local alagado por tempestade Daniel na Grécia REUTERS/Giorgos Moutafis
Moradores usam bote inflável para deixar local alagado por tempestade Daniel na Grécia REUTERS/Giorgos Moutafis

ATENAS (Reuters) - Ao menos seis pessoas morreram e mais de seis ainda estavam desaparecidas, nesta quinta-feira, depois que a tempestade Daniel varreu o centro da Grécia, provocando deslizamentos de terra, destruindo estradas e pontes e levando à retirada de centenas de pessoas.

O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis adiou um discurso econômico anual agendado para sábado e, em vez disso, visitará áreas atingidas desde segunda-feira por chuvas torrenciais que inundaram casas e destruíram infraestruturas essenciais, incluindo postes de energia.

“A prioridade absoluta do mecanismo estatal neste momento é o resgate e a retirada das pessoas das áreas afetadas”, disse o porta-voz do governo, Pavlos Marinakis, em uma coletiva de imprensa.

'O nosso país enfrenta pelo terceiro dia um fenômeno diferente de qualquer outro que vimos no passado', disse Marinakis, antes de anunciar que o discurso de política econômica do premiê ocorrerá em meados da próxima semana.

A cidade portuária de Volos, no continente, a área montanhosa circundante de Pelion e as cidades de Cardítsa e Trícala estavam entre as áreas mais atingidas.

As fortes chuvas, que ocorreram dias depois de um incêndio mortal de duas semanas ter acabado no norte e as autoridades dizerem ter sido o mais extremo já registrado, transformaram muitas aldeias na área baixa de Cardítsa, na planície continental da Tessália, em um lago.

O ministro da Defesa Civil, Vassilis Kikilias, disse durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira que seis pessoas foram dadas como desaparecidas na área de Cardítsa.

Desde terça-feira, 820 pessoas foram retiradas de suas casas em todo o país, 750 delas na região da Tessália.

A União Europeia está em contato com a Grécia para mobilizar apoio, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter.

(Por Angeliki Koutantou e Louisa Gouliamaki)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...