Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Tempos de guerra' fazem Ibovespa caminhar para pior perda mensal desde 1998

Placeholder - loading - Operadores da corretora Mirae, em São Paulo, durante sessão da B3  18/05/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Operadores da corretora Mirae, em São Paulo, durante sessão da B3 18/05/2017 REUTERS/Paulo Whitaker

Publicada em  

Atualizada em  

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, com ações blue chips entre os principais suportes, acompanhando o desempenho dos pregões em Wall Street, mas o volume foi menor que a média registrada pela bolsa paulista, conforme a pandemia do novo coronavírus continua adicionando volatilidade aos negócios.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,65%, a 74.639,48 pontos. Durante a sessão, oscilou da mínimas de 73.184,22 pontos à máxima de 75.429,74 pontos.

O volume financeiro somou 19,8 bilhões de reais, abaixo da média do ano, de cerca de 29 bilhões de reais, e da média do mês, de mais de 35 bilhões de reais.

O avanço no pregão desta segunda-feira vem após uma queda de 5,5% na última sessão, com a perda em março alcançando cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde agosto de 1998 (-39,55%).

'Tempos de guerra', afirmou a XP Investimentos em relatório a clientes, no qual voltou a revisar projeção do Ibovespa no final de 2020, desta vez a 94.000 pontos, de 132.000 pontos antes, dado o forte efeito nos lucros das empresas esperado nos próximos trimestres.

Nos EUA, o S&P 500 subiu 3,35%, mesmo após o presidente Donald Trump prorrogar as diretrizes de permanência da população em casa até o final de abril.

Tampouco desanimou os compradores de ações norte-americanas a notícia de que o número de casos de coronavírus nos EUA subiu para 140.904 registros, com o número de mortes aumentando para 2.405, conforme dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país.

A Johnson & Johnson disse que iniciará o teste em humanos de uma vacina candidata contra coronavírus em setembro e que, com o governo dos EUA, investirá para fabricar mais de 1 bilhão de doses.

Operadores ainda citaram a proximidade do fechamento do mês como mais um componente para a alta do Ibovespa, em meio a ajustes de carteira. 'Não se descarta que muitos gestores estejam tentando melhorar a performance nessa reta final', disse um deles.

Apesar da alta, é consenso no mercado que a volatilidade continuará elevada. 'O crescimento exponencial de casos globais de coronavírus desencadeou respostas políticas maciças em todo o mundo', ressaltou o diretor de pesquisa macro global da Oxford Economics, Ben May. 'Porém, no curto prazo, a maior incerteza decorre do impacto dos bloqueios na atividade econômica.'

Pesquisa Focus do Banco Central mostrou nesta segunda-feira que economistas agora esperam contração da economia brasileira em 2020. [nL1N2BN0C4]

O número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil avançou para 159 nesta segunda-feira e os casos confirmados de Covid-19 no país atingiram 4.579, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde.

Em todo o mundo, a pandemia já infectou mais de 700 mil pessoas e matou 35 mil. Veja gráfico em: https://graphics.reuters.com/CHINA-HEALTH-MAP/0100B59S39E/index.html

DESTAQUES

- VALE ON fechou com elevação de 4,16%, apesar do declínio dos preços do minério de ferro, fornecendo algum suporte para o Ibovespa.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiram 0,6% e 3,15%, respectivamente, apesar do tombo dos preços do petróleo no exterior, em meio a preocupações com a demanda.

- BRADESCO PN encerrou com acréscimo de 3,12% e ITAÚ UNIBANCO PN avançou 4,96%, mesmo após a Fitch Ratings cortar a perspectiva para o setor de bancos no Brasil, citando a piora do surto global de coronavírus. BANCO DO BRASIL ON fechou em alta de 2,66%.

- ELETROBRAS ON valorizou-se 10,58%, no primeiro pregão após reportar lucro líquido de 3,1 bilhões de reais no quarto trimestre do ano passado, um resultado 77% inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior, quando foi afetado positivamente por efeitos não recorrentes.

- MAGAZINE LUIZA ON ganhou 6,67%, em sessão mista para o setor de varejo, com seu reconhecido expertise no comércio eletrônico ajudando em um momento no qual lojas físicas estão fechadas. VIA VAREJO ON caiu 4,39%.

- KLABIN UNIT avançou 5% após anunciar aquisição do negócio de papéis para embalagens e papelão ondulado da International Paper do Brasil a valor equivalente a um múltiplo estimado de 4x EV/Ebitda após a captura integral das sinergias.

- LOCALIZA ON recuou 8,37%, mais uma vez afetada pela perspectiva de queda no movimento de clientes em lojas de seminovos e de aluguel de carros em razão das restrições de circulação em decorrência do Covid-19.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tempos de guerra fazem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.