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Tesla enfrenta ação coletiva da Califórnia envolvendo autonomia de veículos

Placeholder - loading - Logo da Tesla 10/7/2019 REUTERS/Mike Blake/Arquivo
Logo da Tesla 10/7/2019 REUTERS/Mike Blake/Arquivo

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(Reuters) - Três proprietários de veículos da Tesla na Califórnia entraram com um processo contra a montadora na quarta-feira, em uma proposta de ação coletiva que acusa a empresa de anunciar falsamente as autonomias estimadas de seus veículos elétricos.

O processo no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia cita uma reportagem da Reuters publicada na semana passada que relatou que a Tesla criou uma 'Equipe de distração' em Nevada para cancelar o maior número possível de compromissos relacionados ao problema, depois de ser inundada com reclamações dos proprietários.

A Reuters também informou que, cerca de uma década atrás, a Tesla decidiu criar algoritmos para seu medidor de alcance no painel que mostrava aos motoristas projeções 'otimistas' para a distância que o carro poderia percorrer com uma bateria cheia, segundo uma fonte.

A diretiva para apresentar as estimativas de alcance veio do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse a fonte. A Reuters não conseguiu determinar se a montadora ainda usa os algoritmos que aumentam as estimativas de alcance.

Nem Musk nem a empresa responderam a perguntas detalhadas da Reuters na semana passada. Eles não responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre o processo de quarta-feira.

O processo alega que a montadora violou as garantias dos veículos e se envolveu em fraude e concorrência desleal.

'Simplificando, a Tesla tem o dever de entregar um produto com o desempenho anunciado', disse Adam A. Edwards, advogado da Milberg Coleman Bryson Phillips Grossman, empresa que representa os proprietários da Tesla no processo, em comunicado.

Os três demandantes do processo citam ocasiões em que seus Teslas não atingiram os alcances anunciados e disseram que reclamaram com a empresa sem sucesso.

James Porter, proprietário de um Model Y, disse no processo que em uma viagem ele 'perdeu aproximadamente 293 quilômetros de alcance - apesar de dirigir apenas 148 quilômetros'.

O processo afirma: 'Se a Tesla tivesse anunciado honestamente suas linhas de veículos elétricos, os consumidores não teriam comprado veículos da Tesla ou teriam pago substancialmente menos por eles'. A reclamação busca o status de ação coletiva para representar 'todas as pessoas na Califórnia que compraram um novo veículo Tesla Model 3, Model S, Model Y e Model X'. Ela busca danos não especificados.

(Reportagem de Hyunjoo Jin, Mike Scarcella e Steve Stecklow)

Escrito por Reuters

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