Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tesouro anuncia emissão de títulos novos de 5 e 10 anos no mercado internacional

Placeholder - loading - Notas de real e de dólar no Rio de Janeiro 10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
Notas de real e de dólar no Rio de Janeiro 10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por Camila Moreira e Marcela Ayres

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - O Tesouro Nacional informou nesta quarta-feira que concedeu mandato para emissão de títulos em dólares no mercado internacional, com dois novos papéis.

Os títulos novos são de 5 anos, com vencimento em 2025, o Global 2025, e de 10 anos, com vencimento em 2030, o Global 2030.

'O objetivo da operação é dar continuidade à estratégia do Tesouro Nacional de promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, e antecipar financiamento de vencimentos em moeda estrangeira', informou o Tesouro em nota.

A operação será liderada pelos bancos Bank of America, Deutsche Bank, Itau BBA e JP Morgan.

Os títulos serão emitidos no mercado global e o resultado será divulgado ao final desta quarta-feira.

A última emissão externa havia sido feita pelo país em novembro de 2019, quando o Tesouro anunciou o lançamento do novo título Global 2050, com o qual levantou aproximadamente 2,5 bilhões de dólares, e a reabertura do Global 2029, no valor de 500 milhões de dólares.

Na época, o custo de proteção contra calote da dívida brasileira, medido por Credit Default Swaps (CDS) de cinco anos , estava em torno de 113 pontos básicos. Com a crise do coronavírus e seus desdobramentos sobre a economia, essa medida mais do que dobrou nos últimos meses, a 232 pontos nesta quarta-feira.

Na prática, esse é um sinal de que o país pagará mais caro para captar recursos, avolumando a fila de países da região que acessaram o mercado externo.

Em abril, a emissão total da América Latina quadruplicou, para 16,5 bilhões de dólares, com governos e empresas correndo para fortalecer seus caixas contra a pandemia.

Chile, México, Guatemala, Paraguai, Panamá e Peru emitiram bônus soberanos, mesmo com custos mais altos.

No fim de março, o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, havia afirmado que emissões externas estavam sempre no radar, mas que esta ainda não era medida para aquele momento.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tesouro anuncia emissao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.