Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tina Turner completa 82 anos: confira a homenagem especial da Antena 1

Relembre os maiores sucessos da lendária Rainha do rock

Placeholder - loading - Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação

Publicada em  

Hoje, dia 26 de novembro, a icônica e sem igual Rainha do Rock, Tina Tuner, completa seus 82 anos de idade. E nada mais justo do que a Antena 1 fazer uma homenagem totalmente dedicada a ela, relembrando toda a trajetória da artista tão aclamada há anos por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Carreira

Á começar que na realidade o verdadeiro nome da cantora é Anna Mae Bullock, que mais tarde adotaria, é claro, o nome artístico Tina Turner. Ela nasceu no ano de 1939 em uma cidadezinha do Tenessee chamada Brownsville, e passou durante toda a infância cantando no coral de uma igreja batista. Aos 15 anos, Tina foi abandonada pelos seus pais, junto com sua irmã mais velha, hoje já falecida (2010), Alline Bullock, as fazendo se mudar para a casa da vó em Nutbush.

Então, logo cedo Tina já aprendia a como ser independente e se sustentar por conta própria, e ao mesmo tempo ir atrás daquilo que ela amava fazer: cantar. Mas, à proporção que ela precisava manter seus estudos e uma renda própria, ela começou a trabalhar com garçonete e conciliar o seu tempo com o Ensino Médio e um curso profissionalizante. Além disso, a cantora costumava a frequentar e cantar em uma casa noturna, onde sua irmã mais velha trabalhava.

Concidentemente foi lá que ela conheceu seu primeiro marido, com quem foi casada durante 18 anos de sua vida (1960-1978): o cantor Ike Turner, também já falecido (2007). E assim, durante muito tempo essa dupla hitmaker abalou a indústria musical, principalmente, nas décadas de 60 e 70.

Mas, para a infelicidade da artista, por mais que os dois fizessem um excelente trabalho musical na indústria musical, como integrando a banda Kings of Rhythm, o relacionamento conturbado foi marcado por diversas polemicas envolvendo Ike, nas quais Tina sofria violência doméstica.

Do relacionamento dos dois restou-se apenas o sobrenome icônico e o primeiro filho do casal, Ronnie Turner. Contudo, isso não impediu que superestrela do Rock and Roll arrebentasse as principais paradas musicais durante todos esses anos, produzindo hit após hit e se destacando cada vez mais na indústria musical.

Recordando o início da trajetória da cantora: ingressou na banda The Kings of Rhythm em 1955 sendo reconhecida só em 1958, logo em 1960, o grupo se desfez e ela se juntou ao marido para compor uma dupla que alguns anos depois se tornaria relevante na música, “Ike & Tina Turner”. Assim, com o divórcio em 1978, reconstruiu sua carreira produzindo e lançando álbuns potentes (“Rough” e “Love Explosion”).

O que de fato alavancou sua carreira solo foi o single "Let's Stay Together", em 1983, seguido pelo lançamento do seu quinto álbum solo de estúdio, "Private Dancer" no ano de 1984.

É claro que a origem da história da lendária e magnífica Tina Turner conta com milhares de detalhes, desafios e conquistas fervorosas. Como forma de sintetizar tudo isso para contar aos seus fãs, a cantora lanço um livro autobiográfico em 1986, que ficou muito conhecido, “Eu, Tina: A História de Minha Vida”, que deu origem ao filme de 1993, “A verdadeira história de Tina Turner” (“What’s Love Got to Do with It”, no original). Além disso, recentemente, em 2018, outra autobiografia foi lançada, pela Editora BestSeller, chamada “Tina Turner: Minha história de amor”, sendo uma continuação do primeiro livro.

Imagem de conteúdo da notícia "Tina Turner completa 82 anos: confira a homenagem especial da Antena 1" #1
Toque para aumentar

Para adquirir o livro clique aqui

Para adquirir o livro clique aqui.

Maiores Sucessos

Com essa história de superação e uma carreira histórica, nada mais justo do que relembrar alguns dos grandes dessa artista inigualável. Confira:

What's Love Got to Do with It” (1984)

Compondo o quinto álbum de carreira de Tina, “Private Dancer”, o single rendeu a ela o primeiro e único single número 1 nas paradas da Billboard Hot 100, com as vendas alcançando um número de 1,5 milhão de cópias ao redor do mundo todo. Com essa conquista, tornou a artista solo feminina mais velha a chegar ao topo da parada Hot 100.

Em 1985, a música rendeu em torno de três grandes categorias de uma das premiações mais renomadas da indústria musical, o Grammy Awards, ganhando: Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Feminina.



The Best” (1989)

Originalmente, o single foi escrito por Mike Chapman e Holly Knight para fazer parte do álbum “Hide Your Heart” da cantora Bonnie Tyler. E é claro que a regravação de Tina acompanhada por um lindo solo de sax levou a canção a grandes proporções, fazendo com que ela adicionasse ao álbum “Foreign Affair”.

Algumas das grandes figuras a quem a artista homenageia e dedica essa canção são: o boxeador Chris Ewbank, a tenista Martina Navrotilova e o eterno e grandioso piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna.



Two People” (1986)

O single foi lançado como o terceiro do sexto álbum solo de Tina, intitulado “Break Every Rule”. Ele fez parte das paradas musicais mais badaladas ao redor do mundo, como e no top dez na Alemanha e na Suíça, além do top 20 na Áustria e muito mais.



We Don’t Need Another Hero” (1985)

Como tentativa de alavancar e ampliar ainda mais sua carreira, Tina Turner participou do filme Mad Max – Além da Cúpula do Trovão em 1985. E é claro que fez um grande sucesso! Como se não bastasse a ilustre presença, a cantora a composição da música “We Don’t Need Another Hero” entrou para a trilha sonora do longa.



“Cose Della Vita” / “Can’t Stop Thinking of You” ft. Eros Ramazzotti (1998)

Uma das colaborações mais comentadas do final da década de 90 foi a magnifica apresentação de Tina junto ao famoso cantor italiano Eros Ramazzotti em Munique, em 4 de julho de 1998. Eros, convidou a artista a compor toda a parte em inglês da música de grande sucesso do italiano, originalmente produzida em 1993, intitulada “Cose Della Vitta”.



Prêmios/Reconhecimentos

Confira uma lista com alguns dos principais prêmios e reconhecimento que Tina Turner adquiriu ao longo de toda sua carreira.

American Music Awards: Artista feminina favorita de soul / R & B (1985)

American Music Awards: Video de Artista Feminina de Soul / R & B favorita (1985)

American Music Awards: Artista Pop / Rock Feminina Favorita (1986)

Billboard Music Awards: Comeback do ano (1984)

Billboard Music Awards: Artista do Ano (1984)

Billboard Music Awards: Vocalista Feminina do ano (1984)

Billboard Music Awards: Artista Soul / R & B do ano (1984)

Billboard Music Awards: Álbum do Ano (1984)

Billboard Music Awards: Cantora do ano (1986)

Billboard Music Awards: “Chart Achievement Award” (1993)

Grammy Music Awards: Melhor Performance de R&B por Duo ou Grupo com Vocal (1972)

Grammy Music Awards: Recorde do ano (1985)

Grammy Music Awards: Melhor Performance Vocal Pop Feminina (1985)

Grammy Music Awards: Melhor Performance Vocal de Rock Feminino (1985)

Grammy Music Awards: Melhor Performance Vocal de Rock Feminino (1986)

Grammy Music Awards: Melhor Performance Vocal de Rock Feminino (1987)

Grammy Music Awards: Melhor Performance Vocal de Rock Feminino (1989)

Grammy Music Awards: Álbum do Ano (2008)

Grammy Hall da Fama: (2012)

Grammy Hall da Fama: (2003)

Grammy Hall da Fama: (1999)

Especial Grammy: Prêmio pelo conjunto de sua obra (2018)

Guinness Book

Em 1988, Tina Turner entrou para um dos livros de recordes mais cobiçados do mundo inteiro, o Guinness World Records. O motivo foi o seu show que aconteceu em janeiro do ano de 1988 no Rio de Janeiro no Estádio do Maracanã, onde cerca de 180mil pessoas compareceram ao evento. Assim, ela recebeu a categoria de recorde "para o maior público pagante de concertos de rock para um artista solo".



Veja também:

THE BEATLES: GET BACK TEM SUA PRIMEIRA PARTE LANÇADA

#TBT: NESTA SEMANA, EM 2014, PAUL MACCARTNEY FAZIA SHOWS EM SÃO PAULO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tina turner completa 82 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.