Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tina Turner é a Artista da Semana

Artista é lendária em nossa programação

Placeholder - loading - Tina Turner em foto sorrindo com fundo marrom – Foto por Michael Ochs Archives/Divulgação
Tina Turner em foto sorrindo com fundo marrom – Foto por Michael Ochs Archives/Divulgação

Publicada em  

Tina Turner nasceu no dia 26 de novembro de 1939, em Brownsville, Tennessee, filha de Zelma Priscilla e Floyd Richard Bullock. A musicista foi batizada com o nome Anna Mae Bullock, e foi criada em Nutbush, no estado do Tennessee. Confira mais sobre a história e carreira da icônica cantora ouvindo o podcast do artista sobre a Tina Turner clicando aqui.

Tina foi criada pela avó durante algum tempo, até seus pais retornarem para a cidade natal. Ainda criança, a artista começou a cantar no coral da igreja com um grupo. Os pais de Turner se separaram quando a estrela do pop tinha apenas 11 anos. Após isso, Tina foi morar com sua vó em Brownsville, enquanto seus pais foram para locais diferentes.

A musicista passou a frequentar clubes noturnos com a irmã em 1955. Foi em um desses clubes que ela conheceu Raymond Hill, Ike Turner e a banda King of Rhythm. Tina ficou impressionada com o talento de Ike, e sentiu vontade de fazer parte do conjunto. Após cantar para os músicos, a cantora passou a fazer parte do grupo, primeiro como "backing vocal", depois como vocalista. Três anos depois, o King of Rhythm foi descoberto por produtores musicais, e Tina fez a primeira gravação de estúdio em 1958.

O apelido dela na época era Little Ann, e a canção gravada foi “Box Top”. Com poucos meses e muito sucesso, a banda se desfez, e Tina e Ike se divorciaram dos respectivos relacionamentos. Logo após isso, eles começaram a namorar, e formaram uma dupla musical. Com uma fita demo, Ike conseguiu chegar no presidente da Sue Records, Juggy Murray, que comprou a gravação de “Fool in Love” por vinte e cinco mil dólares. O empresário convenceu Turner a transformar Anna em uma cantora de show, e Ike renomeou o nome da cantora para Tina.

A canção foi realizada oficialmente em julho de 1960, e atingiu posições fantásticas em rankings internacionais. Nos anos seguintes, os músicos Ike e Tina Turner ficaram muito famosos, descritos como a dupla de R&B mais explosivas na história do gênero. Em 1970, o casamento de Tina Turner com Ike entrou em desgaste e tudo eclodiu em 1978, com ambos legalmente separados após anos de casamento.

Em 1974, foi lançado o primeiro disco solo de Turner, “Tina Turns The Country On”, que recebeu indicação ao Grammy. Depois de algum tempo sem gravar, já que o quarto LP havia sido um fracasso, Turner assina com a Capitol Records. É então realizado o disco “Private Dancer”, em 1983, que foi um fenômeno internacional. O single “What’s Love Got to Do With It” foi feito para a produção, que atingiu número um na Billboard Hot 100.

Uma delas foi no filme Mad Max Beyond Thunderdome, que foi um sucesso de público e crítica e rendeu um Grammy pela canção “One of the Living”. Em 1991, Tina passa a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame, e em 2002 foi homenageada com uma rodovia em Brownsville em seu nome. Em 2021, foi confirmado um documentário chamado Tina, que contará a história da compositora e estrela. Quer conhecer mais sobre a história de Tina Turner e ouvir alguns de seus principais sucessos? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista clicando aqui!

Veja também:

HBO e NTS Radio lançam programas exclusivos de Tina Turner

Veja fotos inéditas de Tina Turner em nova exposição online

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tina turner e a artista da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.