Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tomar café antes da prática de atividades físicas faz mal à saúde

Isso acontece por causa do poder estimulante da cafeína.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Tomar café antes da prática de atividades físicas faz mal à saúde"

Publicada em  

Um novo estudo mostrou que tomar café antes de praticar exercícios físicos pode fazer mal à saúde. Fisioterapeutas da Unesp de Marília, em São Paulo, analisaram o comportamento cardiovascular de 32 homens, com idades entre 18 e 25 anos, que consumiam cafeína antes de treinos, para chegar à conclusão.

A pesquisa foi feita em três etapas. Na primeira, foi aplicado um teste de esforço físico máximo para definir o limite de cada participante. Na segunda e terceira, eles correram em velocidade moderada e tomaram alternadamente uma capsula de cafeína e outra de farinha de trigo. Os voluntários não sabiam quais das pílulas estavam ingerindo.

Após as três etapas, foi constatado que os batimentos cardíacos dos que haviam tomado cafeína demorou uma hora para voltar ao normal – o dobro do tempo necessário de quando não estavam com a substância no corpo.

"Nesse período de recuperação pós exercício, quando ele é mais lento, ocorre um aumento na probabilidade de ocorrer um problema cardiovascular. Como analisamos indivíduos jovens adultos, fisicamente ativos, imaginávamos que a cafeína não teria nenhum efeito de sobrecarga no coração durante o exercício. Porém ficamos preocupados porque isso foi observado nessa mesma população", explica Vitor Engrácia Valenti, Coordenador do Centro de Estudos da Unesp.

Os especialistas explicam que isso acontece por causa do poder estimulante da cafeína, que aumenta a concentração de catecolaminas no sangue, podendo sobrecarregar no coração, ocasionando um infarte.

O resultado da pesquisa supreendeu os participantes voluntários e deixa o alerta aos praticantes de atividade física, principalmente os com hipertensão e diabetes.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tomar cafe antes da pratica …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.