Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trabalhistas têm vitória folgada sobre conservadores em eleição isolada no Reino Unido

Placeholder - loading - 28/11/2022 REUTERS/Toby Melville
28/11/2022 REUTERS/Toby Melville

Publicada em  

Por Alistair Smout e William James

LONDRES (Reuters) - O Partido Trabalhista britânico conseguiu uma vitória retumbante na votação para uma cadeira parlamentar no noroeste da Inglaterra nesta sexta-feira, destacando a escala do desafio enfrentado pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, para vencer uma eleição geral nos próximos dois anos.

Para agravar a situação dos conservadores, que estão atrás nas pesquisas nacionais e aparentemente caminhando para a derrota em uma eleição nacional prevista para 2024, um dos políticos de linha de frente mais experientes do partido governista, Sajid Javid, disse que planeja renunciar.

O ex-ministro das Finanças do país se junta a um grupo crescente de parlamentares conservadores que deixarão Westminster nas próximas eleições nacionais, conforme o partido enfrenta a forte possibilidade de ficar fora do poder pela primeira vez desde 2010.

Especialistas em pesquisas disseram que a escala da derrota conservadora em Chester estava de acordo com as pesquisas nacionais, dando aos trabalhistas uma vantagem de 20 pontos.

Essa votação ofereceu o primeiro julgamento eleitoral desde que o partido embarcou em uma disputa interna caótica, destituindo Boris Johnson e Liz Truss do cargo de primeiro-ministro, a última depois que os mercados se assustaram com seus planos fiscais sem financiamento.

Sunak se tornou primeiro-ministro em 25 de outubro, herdando um partido dividido e turbulento em um momento de crise econômica, encarregado de combater a inflação crescente e restaurar a confiança dos mercados financeiros.

Os partidos no poder raramente se saem bem nessas eleições isoladas, que ocorrem fora do cronograma das eleições nacionais, quando um parlamentar deixa seu cargo.

Em Chester, a candidata trabalhista Samantha Dixon garantiu 61% dos votos, em comparação com 22% da candidata conservadora. Os trabalhistas ocupam a cadeira de Chester desde a eleição nacional de 2015, quando o partido conseguiu uma maioria de apenas 93 votos, a margem de vitória mais estreita do país.

'É importante ver esta eleição no contexto', disse um porta-voz conservador. 'Eleições parciais para os partidos governistas, sem falar nos partidos que estão no governo há... 12 anos, são sempre difíceis, e esta é uma cadeira trabalhista, que eles ocuparam em três eleições consecutivas.'

Charles Walker, um dos parlamentares conservadores que não participarão da próxima eleição, disse que Sunak estava fazendo as coisas certas em um cenário difícil, mas a derrota na próxima eleição nacional provavelmente seria inevitável.

“É quase impossível nos recuperarmos disso”, disse Walker a uma rádio. 'Espero que o que Rishi Sunak faça seja garantir que o Trabalhismo não limpe o chão conosco, para que... formemos uma oposição viável.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trabalhistas tem vitoria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.