Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal espanhol diz que Uefa e Fifa não podem impedir criação de Superliga

Placeholder - loading - Torcedores do Chelsea protestam contra participação do clube na nova Superliga 20/04/2021 REUTERS/Matthew Childs
Torcedores do Chelsea protestam contra participação do clube na nova Superliga 20/04/2021 REUTERS/Matthew Childs

Publicada em  

Atualizada em  

Por Belén Carreño

MADRI (Reuters) - A Fifa e Uefa, as entidades que governam o futebol mundial e europeu, não podem impedir que 12 dos principais clubes do continente criem uma Superliga dissidente, afirmou um tribunal comercial da Espanha em um parecer preliminar nesta terça-feira.

Fifa e Uefa não comentaram de imediato o caso, que provavelmente assinalará o início de uma batalha legal prolongada a respeito da nova liga, que ameaça virar de ponta-cabeça a ordem há muito estabelecida do futebol de elite da Europa.

Não ficou claro de imediato qual autoridade a corte de Madri, que arbitra disputas corporativas, tem sobre as entidades esportivas sediadas na Suíça.

Em um veredicto visto pela Reuters, o tribunal disse que Fifa, Uefa e todas suas federações de futebol associadas não devem adotar 'nenhuma medida que proíba, restrinja, limite ou condicione de nenhuma maneira' a criação da Superliga.

A corte também as alertou a não punirem nenhum jogador ou técnico que se filie.

O projeto da Superliga é encabeçado pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, e a empresa estabelecida para administrar a competição tem sede em Madri.

A empresa apelou ao tribunal espanhol por uma medida liminar para impedir que entidades reguladoras do futebol adotem qualquer ação contra sua liga nova.

O juiz impôs um bloqueio preliminar à Fifa e à Uefa ao menos enquanto durarem os procedimentos legais, que podem demorar muitos meses na Espanha.

(Reportagem adicional de Simon Evans)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tribunal espanhol diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.