Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal no Peru estende prisão preventiva de ex-presidente Castillo

Placeholder - loading - Ex-presidente do Peru, Pedro Castillo  08/06/2022 REUTERS/Lucy Nicholson
Ex-presidente do Peru, Pedro Castillo 08/06/2022 REUTERS/Lucy Nicholson

Publicada em  

(Reuters) - Um juiz no Peru estendeu a prisão preventiva do ex-presidente Pedro Castillo para 36 meses, de 18 meses, na quinta-feira, após a deposição do ex-líder e prisão por uma tentativa ilegal de dissolver o Congresso em dezembro.

A decisão de detenção de três anos está relacionada a acusações de crime organizado, tráfico de influência e cumplicidade em conluio cometido durante os turbulentos 17 meses de Castillo no cargo.

O mandato do presidente esquerdista foi marcado por uma rotatividade sem precedentes entre ministros do governo e brigas internas quase constantes com um Congresso dominado por parlamentares conservadores.

“Eu enfaticamente e categoricamente nego ser o líder ou parte de uma rede criminosa”, disse Castillo em uma audiência virtual.

O tribunal também condenou a três anos de prisão preventiva Juan Silva, ex-ministro dos Transportes de Castillo, que está foragido desde o ano passado.

O ex-ministro da Habitação de Castillo, Geiner Alvarado, que também atuou como chefe de transporte após a saída de Silva, permanecerá em liberdade no momento, decidiu o tribunal. Os promotores disseram que vão apelar dessa decisão.

O ex-presidente e seus dois ministros são acusados de envolvimento em esquema de propina relacionado à construção de uma ponte, bem como na compra de combustível para a petrolífera estatal Petroperu .

Castillo também permanece sob investigação por acusações de rebelião e conspiração em relação aos eventos que levaram à sua deposição em 7 de dezembro.

Desde então, protestos em todo o país estouraram, deixando dezenas de mortos e centenas de feridos.

As demandas dos manifestantes incluem a libertação de Castillo da prisão, a renúncia de sua sucessora, a presidente Dina Boluarte, bem como eleições antecipadas e a criação de uma nova constituição.

(Reportagem de Kylie Madry)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tribunal no peru estende …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.