Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump anuncia rompimento dos EUA com Organização Mundial da Saúde por pandemia

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump 29/05/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump 29/05/2020 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

Por Steve Holland e Michelle Nichols

WASHINGTON/NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que está encerrando o relacionamento dos EUA com a Organização Mundial da Saúde (OMS), alegando que a agência se tornou essencialmente uma organização fantoche da China e criticando sua atuação durante a pandemia de coronavírus.

No Jardim das Rosas da Casa Branca, Trump ratificou as ameaças repetidas de eliminar o financiamento norte-americano para a OMS, que chega a centenas de milhões de dólares por ano.

Trump disse que a OMS falhou em fazer reformas na organização exigidas por ele no início deste mês. Ele afirmou que as autoridades chinesas 'ignoraram suas obrigações de comunicação' sobre o vírus à OMS e pressionaram a OMS a 'enganar o mundo' quando o vírus foi descoberto pelas autoridades chinesas.

'A China tem controle total sobre a Organização Mundial da Saúde, apesar de pagar apenas 40 milhões de dólares por ano, em comparação com os cerca de 450 milhões de dólares por ano que os Estados Unidos estão pagando. Nós detalhamos as reformas que ela deveria fazer e nos engajamos diretamente, mas eles se recusaram a agir', disse Trump.

'Como eles falharam em fazer as reformas solicitadas e muito necessárias, hoje encerraremos nosso relacionamento com a Organização Mundial da Saúde e redirecionaremos esses recursos para outros em todo o mundo.”

Há muito tempo que Trump questiona a Organização das Nações Unidas (ONU) e despreza a importância do multilateralismo ao se concentrar em uma agenda chamada 'America First'. Desde que assumiu o cargo, Trump deixou o Conselho de Direitos Humanos da ONU, a agência cultural da ONU, a Unesco, um acordo global para combater as mudanças climáticas e o acordo nuclear do Irã.

A Organização Mundial da Saúde é uma agência especializada da ONU -- um organismo internacional independente que trabalha com as Nações Unidas. A OMS e um porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a decisão de Trump.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump anuncia rompimento dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.