Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump disse que nomeação de Mueller seria 'o fim' de sua Presidência, segundo relatório

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Trump disse que nomeação de Mueller seria 'o fim' de sua Presidência, segundo relatório"

Publicada em  

Por Ginger Gibson e Doina Chiacu

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acreditou que a nomeação de um procurador especial para assumir o inquérito federal sobre a interferência russa na eleição de 2016 seria o fim de sua Presidência, de acordo com o relatório do procurador especial Robert Mueller.

Quando o então secretário de Justiça, Jeff Sessions, informou Trump da nomeação de Mueller em maio de 2017, afirma o relatório, o presidente se recostou na cadeira e disse: 'Ai, meu Deus. Isso é terrível. Isso é o fim da minha Presidência. Estou fodido.'

Em seguida Trump perguntou a Sessions, a quem vinha repreendendo há meses por se abster do inquérito russo: 'Como você deixou isso acontecer, Jeff?'

Detalhes da investigação de Mueller foram divulgados nesta quinta-feira e mostraram que Trump tentou impedir o inquérito, levantando a questão se ele cometeu o crime de obstrução de Justiça.

Sessions, que renunciou em novembro, lembrou que Trump lhe disse 'você deveria me proteger', ou palavras com este sentido, afirma o relatório.

O presidente republicano repudiou a investigação desde que tomou posse, em janeiro de 2017, menosprezando Sessions e qualificando o inquérito como uma caça às bruxas e uma farsa.

'Todos me dizem que, se você tiver um destes procuradores independentes, isso acaba com sua Presidência', disse Trump, segundo o relatório. 'Isso leva anos e anos e eu não serei capaz de fazer tudo. Esta é a pior coisa que poderia ter acontecido comigo.'

Um mês após a nomeação, em junho de 2017, Trump tentou se livrar de Mueller, de acordo com o relatório. Ele ligou duas vezes para Don McGahn, conselheiro da Casa Branca, em casa e lhe pediu para ligar para o secretário da Justiça interino Rod Rosenstein e dizer que Mueller deveria ser removido por causa de conflitos de interesse, segundo o relatório.

'Você precisa fazer isso. Você precisa ligar para Rod', McGahn se lembra de Trump dizendo.

'McGahn, entretanto, não cumpriu a instrução, decidindo que renunciaria ao invés de desencadear o que via como um potencial Massacre de Sábado à Noite em potencial', explicou o relatório Mueller, referindo-se à demissão de autoridades de alto escalão por parte do presidente Richard Nixon durante o escândalo Watergate.

Dois dias mais tarde, segundo o relatório, 'o presidente fez outra tentativa de afetar o curso da investigação da Rússia'. Ele pediu a seu ex-gerente de campanha Corey Lewandowski para entregar uma mensagem a Sessions na qual disse que este deveria anunciar publicamente que a investigação era 'muito injusta' com Trump, que o presidente não havia feito nada errado e que Mueller podia 'seguir adiante investigando a interferência eleitoral em eleições futuras'.

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF AC

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump disse que nomeacao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.