Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump diz que cúpula removeu ameaça nuclear da Coreia do Norte; democratas duvidam

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Trump diz que cúpula removeu ameaça nuclear da Coreia do Norte; democratas duvidam"

Publicada em  

Por David Brunnstrom

SEUL (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que a Coreia do Norte não representa mais uma ameaça nuclear e seu diplomata mais graduado fez um cronograma esperançoso para um “grande desarmamento”, apesar de ceticismo nos EUA de que Pyongyang irá abandonar suas armas nucleares após a cúpula desta semana.

Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, emitiram um comunicado conjunto após o histórico encontro na terça-feira em Cingapura que reafirmava o comprometimento norte-coreano em “trabalhar em direção à desnuclearização completa da península coreana” e fornecia garantias norte-americanas de segurança para a Coreia do Norte.

Críticos democratas nos EUA dizem que o acordo teve poucos detalhes e que o presidente republicano fez muitas concessões a Kim, cujo país está sob sanções da Organização das Nações Unidas por seus programas nuclear e de armas e é amplamente condenado por abusos de direitos humanos.

Pouco mais de metade dos norte-americanos disseram aprovar o modo como Trump lidou com a Coreia do Norte, mas apenas um quarto acredita que a cúpula realizada nesta semana com Kim Jong Un levará à desnuclearização da península coreana, segundo uma pesquisa de opinião Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira.

A mídia estatal norte-coreana saudou a cúpula como um sucesso, dando destaque ao anúncio surpresa de Trump após o encontro de que os EUA vão cessar exercícios militares com a Coreia do Sul, algo que a Coreia do Norte buscava há tempos.

Apesar da falta de detalhes no acordo da cúpula, Trump destacou em entrevista coletiva que confia em Kim para acompanhar os combinados. Ele retornou a Washington no início desta quarta-feira e elogiou o encontro, o primeiro entre um presidente em exercício dos EUA e um líder norte-coreano, como uma grande vitória para segurança dos EUA.

“Todos agora podem se sentir muito mais seguros do que no dia em que assumi”, tuitou Trump. “Não há mais uma ameaça nuclear da Coreia do Norte. Me encontrar com Kim Jong Un foi uma experiência interessante e muito positiva. A Coreia do Norte tem grande potencial para o futuro!”.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que foi encarregado por Trump para comandar negociações posteriores, disse que os EUA esperam alcançar “grande desarmamento” da Coreia do Norte dentro dos próximos dois anos e meio.

Parlamentares democratas destacaram que a Coreia do Norte realizou comunicados similares no passado sobre “desnuclearização”, todos enquanto desenvolvia mísseis balísticos e armas nucleares que podem ser capazes de atingir os EUA.

MISSÃO CUMPRIDA?”

“Uma viagem e então ‘missão cumprida’, Sr. Presidente? A Coreia do Norte ainda possui todos seus mísseis nucleares, e nós temos somente uma vaga promessa de futura desnuclearização de um regime que não pode ser confiado”, disse Adam Schiff, democrata mais sênior no Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA.

“A Coreia do Norte é uma ameaça real e presente. Tanto quanto um presidente perigosamente ingênuo”, escreveu no Twitter.

O senador Chris Van Hollen, também democrata, disse a respeito do tuíte de Trump sobre a Coreia do Norte não apresentar mais uma ameaça: “Isto é verdadeiramente delirante”.

O comunicado da cúpula não forneceu detalhes sobre quando Pyongyang irá abandonar seu programa de armas nucleares ou como o desmantelamento pode ser verificado. Céticos sobre quanto o encontro alcançou destacaram a antiga posição da liderança norte-coreana de que armas nucleares são uma proteção contra o que teme serem planos norte-americanos de derrubá-la e unir a península coreana.

Falando a repórteres em uma viagem a Seul, para onde viajou para informar autoridades sul-coreanas, Pompeo foi perguntado se gostaria de conseguir grande desarmamento nuclear dentro do atual mandato de Trump, que termina em janeiro de 2021. Ele respondeu:

“Sim, definitivamente … você usou o termo grande, grande desarmamento, algum assim? Nós esperamos que podemos alcançar isto em dois anos e meio”.

Os EUA tem há tempos insistido na desnuclearização completa, verificável e irreversível da Coreia do Norte, mas no comunicado da cúpula a Coreia do Norte se comprometeu somente com a “desnuclearização completa da península coreana”, uma expressão que usou no passado.

A Coreia do Norte tem frequentemente rejeitado desarmamento nuclear unilateral, ao invés disso se referindo à desnuclearização da península. Isto tem sido interpretado em parte como um pedido para os EUA removerem seu “guarda-chuva nuclear” que protege a Coreia do Sul e o Japão.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump diz que cupula removeu …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.